Comissão quer resultados de pesquisa sobre transporte noturno
Coleta de dados foi encerrada no dia 31 de agosto pela Prefeitura de BH, mas informações ainda não foram divulgadas
Foto: Divulgação PBH
Com o objetivo de mapear a demanda do transporte coletivo noturno na capital e, assim, realizar melhorias, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) realizou uma pesquisa para coletar dados de usuários, colaboradores e empresários dos setores de comércio e serviços - como bares e restaurantes. A consulta se encerrou no último dia 31/8, mas os resultados ainda não estão disponíveis. A fim de obter esclarecimentos sobre as análises feitas, a Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços aprovou um pedido de informação em reunião nesta quinta-feira (30/10). O documento será enviado à Prefeitura. Helton Junior (PSD) é o autor do requerimento, que questiona se há previsão para entrega do relatório final, entre outras perguntas. Os órgãos provocados têm até 30 dias para se manifestar. Confira aqui o resultado completo da reunião.
Pesquisa de mapeamento
A pesquisa de origem-destino dos usuários de ônibus foi uma iniciativa das Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana (SMMUR) e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais (SMDE). Segundo a PBH, o objetivo é realizar melhorias no transporte para viabilizar o funcionamento dos estabelecimentos até mais tarde, beneficiando comerciantes, funcionários e frequentadores. A ideia é que, com base nos dados, será possível otimizar itinerários e horários das linhas noturnas, reduzindo o tempo de espera e o custo das viagens. Além disso, a medida também pretende ampliar a cobertura do serviço, garantir mais segurança e tornar o transporte público mais confiável e acessível para quem estuda ou trabalha à noite.
De acordo com o Executivo, atualmente cerca de 0,3% dos passageiros registrados durante todo o dia utilizam o transporte coletivo municipal na madrugada. São ofertadas 517 viagens nos dias úteis, 554 aos sábados e 554 aos domingos, com atendimento em todas as regiões de Belo Horizonte.
Questionamento sobre resultados
Helton Junior justifica o pedido de esclarecimentos pelo fato de a pesquisa ter sido encerrada há mais de um mês e se tratar “de um importante instrumento de diagnóstico para subsidiar o planejamento e a reestruturação da mobilidade urbana noturna”. O vereador pergunta qual é a data estimada para a entrega do relatório final e a publicação dos resultados da consulta, e em qual formato e plataforma está prevista a divulgação pública desses dados.
O parlamentar também indaga qual é o órgão ou equipe técnica responsável pela análise dos dados e pela elaboração do relatório, e se houve contratação de consultoria externa para isso. O pedido de informação é destinado à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMUR), à Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob) e à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Relações Institucionais (SMDE). Caso as pastas já tenham os resultados da pesquisa sobre o transporte noturno, Helton Junior pede que sejam enviados, juntamente aos links de acesso público.
Superintendência de Comunicação Institucional


