PL que prevê menos Km rodados pelos ônibus em 2025 enseja questionamentos
Previsão da PBH para linhas convencionais de passageiros tem redução de 1,7 milhão de km em comparação com projeção para 2024
Foto: Abraão Bruck/CMBH
Publicada no Diário Oficial em 1º de outubro, a previsão da Prefeitura de BH para as viagens de ônibus coletivos em 2025 gerou um pedido de informação enviado pela Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços ao Executivo. Os parlamentares querem explicações sobre projeto que prevê a redução no número de quilômetros a serem percoridos pelos ônibus em 2025 em relação ao que foi previsto para o ano de 2024. Eles também perguntam os motivos para que o projeto de lei orçamentária preveja o aumento do custo do quilômetro rodado pelos veículos do transporte coletivo no município. Na reunião presidida por Braulio Lara (Novo) nesta quinta-feira, 24 de outubro, os parlamentares ainda agendaram uma audiência pública para debater a oferta de linhas de ônibus que atendem ao novo Centro de Saúde Diamante/Teixeira Dias. Também foram marcadas 12 visitas técnicas para avaliar a necessidade de melhorias no trânsito em diversos pontos da cidade. Confira o resultado completo da reunião.
Transporte público
No ano passado, BH registrou mais de 275 milhões de passageiros em viagens no transporte público convencional e sistema MOVE. Para atender a todo esse público, a capital conta com 347 linhas de ônibus da BHTrans. Na proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025, a PBH previu que as linhas convencionais percorreriam 154,9 milhões de quilômetros, uma redução de 1,7 milhão em comparação com o número definido para a LOA de 2024. A redução também ocorreu para as linhas suplementares, de 13,7 milhões para 12,6 milhões de km, uma redução de 1,1 milhão.
O Requerimento de Comissão 2151/2024, assinado por Fernanda Pereira Altoé (Novo), também pergunta ao Executivo quais foram as despesas que elevaram o valor do serviço. Os custos, que estavam previstos em R$10,42/km e R$6,801/km para as linhas convencional e suplementar na LOA de 2024, aumentaram para R$11,339/km e R$7,783/km, respectivamente, na LOA de 2025.
Mobilidade para acessar serviços de saúde
A oferta de ônibus na capital também foi motivo para agendamento de uma audiência pública na CMBH. Previsto para acontecer em 7 de novembro, às 13h, no Plenário Helvécio Arantes, o encontro solicitado pelo Professor Juliano Lopes (Podemos) convida representantes do poder público para debater o trajeto das linhas de ônibus do Barreiro, perto do Centro de Saúde Diamante/Teixeira Dias. Atualmente, não há rota que faça o transporte de moradores dos bairros Teixeira Dias e Santa Helena para o local.
Novo viaduto na Cristiano Machado
Como parte da tarefa de fiscalizar as ações do Executivo, os parlamentares também agendaram uma visita técnica para verificar o andamento das obras do novo viaduto da Avenida Cristiano Machado, no cruzamento com a Avenida Sebastião de Brito, na região da Pampulha. A obra deverá resolver engarrafamentos no local ao deixar livre o fluxo de trânsito nas duas vias. A visita, solicitada por Marcela Trópia (Novo), será no dia 26 de novembro, às 10h.
Quebra-molas, semáforos e recapeamento
Outras 11 visitas técnicas também foram agendadas durante a reunião desta quinta-feira. Ao longo de outubro e novembro, os vereadores irão avaliar presencialmente uma série de locais onde há demanda de melhorias no trânsito. O objetivo é reunir informações para solicitar formalmente à Prefeitura as intervenções necessárias. Integrantes do poder público também são convidados para participar das ações.
As visitas serão na Rua Contagem, no bairro Santa Inês; na Avenida Sinfrônio Brochado, na região do Barreiro; na Rua Pedro Luiz de Lima, bairro Jardim Guanabara; na Rua João Dornas Filho, bairro Tupi; na Rua Pitt, bairro União; na Avenida Doutor Cristiano Guimarães, bairro Planalto; nas ruas Eudes Garcia e Álvaro Gonçalves Sobrinho, bairro Floramar; na Rodovia Camilo Teixeira da Costa, bairro Novo Aarão Reis; no cruzamento entre as ruas Belém e Leopoldo Gomes, bairro Pompéia; e nas ruas do bairro Campo Alegre.
Superintendência de Comunicação Institucional