Falta de acessibilidade nas plataformas de integração dos ônibus em pauta
Comissão irá debater problemas como faltas de rampas de acesso nas conexões entre ônibus ou de ônibus com metrô
![](https://cmbhweb.cmbh.mg.gov.br/sites/default/files/styles/2_colunas_desktop_teste/public/noticias_destaques/2023/11/15803854528_29c6ffa211_h.jpg?itok=Rtcfq3WA×tamp=1700616153)
Foto: Adão de Souza/PBH
Os desafios dos usuários do transporte público de Belo Horizonte quanto à acessibilidade das plataformas nas estações de integração de ônibus urbanos serão debatidos em audiência pública realizada pela Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços na quinta-feira (23/11), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes. Solicitado por Loíde Gonçalves (Pode), o encontro irá discutir a falta de rampas de acesso, elevadores com funcionamento precário e outras dificuldades enfrentadas por usuários, incluindo os que apresentam dificuldades de locomoção. O encontro será transmitido ao vivo pelo Portal CMBH e pelo canal da Câmara no YouTube. Perguntas e sugestões aos participantes já podem ser enviados por meio deste formulário até o encerramento da reunião.
No texto do requerimento, Loíde ressalta que as diversas leis sobre o direito à acessibilidade não são cumpridas na íntegra quando se observa os cidadãos se deslocando para o trabalho, escola ou para destinos diversos e utilizando as plataformas de ônibus situadas nas estações de integração de transporte urbano, que integram diferentes ônibus ou realizam a conexão entre os veículos citados e o metrô. De acordo com a vereadora, o déficit de mecanismos de acessibilidade e a infraestrutura precária das plataformas têm sido denunciados pelos usuários desses serviços. “Elevadores inoperantes e ausência de rampas de acesso estão entre queixas mais significativas, dificultando ainda mais o dia a dia do cidadão belo-horizontino, principalmente daqueles que possuem restrições de mobilidade, mas também de todos que pagam para ter um serviço de qualidade, segurança e autonomia”, alertou.
Os convidados esperados são a secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Rosilene Cristina Rocha, o superintendente de Mobilidade do Município de Belo Horizonte, André Soares Dantas, e a presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A (BHTrans), Júlia Costa Gallo.
Superintendência de Comunicação Institucional