Em pauta, abandono de Umeis na Região Noroeste
Comunidade cobrará posição da PBH quanto às Umeis Vila Senhor dos Passos e Carlos Prates
Comunidade cobrará posição da PBH quanto às Umeis Vila Senhor dos Passos e Carlos Prates - Foto: Portal PBH
O abandono das Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) Vila Senhor dos Passos (Lagoinha) e Carlos Prates, na Região Noroeste da capital, será discutido, na próxima quarta-feira (9/9), às 19h, no Plenário Helvécio Arantes, em audiência pública da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo. Na reunião serão cobrados esclarecimentos do poder público municipal quanto à situação das Umeis e uma solução efetiva para o impasse.
Requerida pelo vereador Gilson Reis (PCdoB), a audiência foi demandada pela associação de moradores da região, que faz denúncias relativas à situação em que se encontram as Umeis, gerando filas de espera dos alunos.
Segundo Reis, a Umei Carlos Prates possui um espaço reduzido, que não comporta o número de alunos. Desta forma, constatando a existência de um prédio público inativo ao lado da unidade, os moradores reivindicam que o prédio seja utilizado para a ampliação da unidade. Conforme relatos da comunidade, há cerca de três anos, a prefeitura se comprometeu a solucionar o problema, o que não ocorreu.
No caso da Umei Vila Senhor dos Passos, no Bairro Lagoinha, o vereador informou que o espaço onde funciona é amplo, mas não é suficiente para atender à demanda dos alunos.
A situação das unidades será debatida por representantes da Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação, Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa, Grupo de Estudos sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente, SindRede e Associação Cultural Recreativa e Desportiva Santo André.
Superintendência de Comunicação Institucional