Vereadores comentam eleição de Dilma
Na primeira reunião plenária ordinária após o 2º turno das eleições, realizada na tarde do dia 1º de novembro, os vereadores que se pronunciaram destacaram a eleição de Dilma Roussef (PT), primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do país.
Na primeira reunião plenária ordinária após o 2º turno das eleições, realizada na tarde do dia 1º de novembro, os vereadores que se pronunciaram destacaram a eleição de Dilma Roussef (PT), primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do país.
Os parlamentares utilizaram o tempo destinado a pronunciamentos sobre Assuntos Relevantes, que ocorre antes do início das votações, para ressaltar o momento histórico representado pela vitória de Dilma Roussef (PT) na eleição para a presidência. “A eleição da primeira mulher na história do Brasil para ocupar o cargo máximo da nação enche de orgulho o povo brasileiro”, afirmou Neusinha Santos (PT).
Para Pricila Teixeira (PTB), que afirmou se manifestar não como parlamentar, mas como mulher e cidadã mineira, “o povo brasileiro demonstrou que quer e confia nas mulheres no poder”. Anselmo José Domingos (|PTC), que presidiu a reunião, defendeu a necessidade de aumentar o número de mulheres na Câmara Municipal de BH.
Também comemoraram a vitória de seus partidos e exaltaram o fortalecimento da mulher no cenário político do país o vereador Arnaldo Godoy (PT), Maria Lucia Scarpelli (PCdoB), Daniel Nepomuceno (PSB) e Geraldo Félix (PMDB), que destacou a eleição do líder do PMDB, Michel Temer, ao cargo de vice-presidente.
Assista o vídeo compacto da reunião
Mudança cultural
Maria Lucia Scarpelli relacionou a eleição de Dilma à necessidade de uma mudança cultural definitiva que elimine de vez comportamentos de discriminação e humilhação contra as mulheres que ainda persistem na sociedade atual. A vereadora relatou a ocorrência, denunciada pela imprensa, de uma brincadeira de extremo mau gosto perpetrada por universitários da Universidade do Estado de São Paulo (UNESP), que realizam o chamado “rodeio de gordas”.
O “torneio” consiste em ver quem consegue manter-se por mais tempo “montado” em mulheres gordas, que são ridicularizadas e forçadas a submeter-se à agressão. “Se canalhas como estes, que humilham e achincalham mulheres, são os que irão ocupar o poder em diversos setores da sociedade dentro de pouco tempo, esta é uma sociedade doente”, lamentou a vereadora.
Perigo na estrada
Afastando-se do foco nas eleições, Paulinho Motorista (PSL) manifestou sua indignação e preocupação com a falta de fiscalização na estrada que liga Belo Horizonte a Sete Lagoas em dias de jogos do Atlético, que estão sendo realizados naquela cidade devido às obras no Mineirão. Segundo o parlamentar, que passou pelo local no último domingo, são inúmeros exemplos de irresponsabilidade, imprudência e uso de bebidas alcoólicas.
Responsável pela Informação: Superintendência de Comunicação Institucional