REUNIÃO COM CONVIDADOS

Comissão vai receber mulheres que atuam no enfrentamento à violência de gênero

Troca de experiências entre vereadoras, promotoria especializada e entidades da sociedade civil visa qualificar as ações 

quarta-feira, 2 Julho, 2025 - 14:30

Imagem: Freepik

A Comissão de Mulheres da Câmara Municipal de BH receberá promotorias de justiça e entidades da sociedade civil na manhã desta quinta-feira (3/7), dando continuidade à série de reuniões feitas pelo colegiado com o propósito de compartilhar conhecimentos e práticas de prevenção e enfrentamento à violência doméstica e de gênero. O objetivo do convite é alinhar metas e qualificar as ações das instituições. O encontro, solicitado pela vereadora Luiza Dulci (PT), acontece a partir das 9h30. Cidadãs e cidadãos interessados podem acompanhar o bate-papo presencialmente, no Plenário Helvécio Arantes, ou pela transmissão ao vivo no portal e no canal da CMBH no YouTube.

Convidadas

São esperadas para a conversa a promotora Denise Guerzoni, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do Ministério Público de Minas Gerais; a fundadora do Instituto de Mulheres Amadas (IMA), Ivone Nicolao; e a advogada especializada e presidente da Indômitas Coletiva Feminista, Ana Evangelista. 

O IMA foi criado pela agente de saúde Ivone Nicolau, que viveu a violência doméstica por 20 anos e hoje ajuda outras mulheres que enfrentam a mesma situação. A organização possui sede própria e oferece atividades de costura e artesanato, atendimento psicológico, jurídico e assistência social. Já a Coletiva Feminista Indômitas, fundada por Ana Evangelista e outras ativistas, desenvolve projetos de empregabilidade feminina e oficinas sobre masculinidades e violência com adolescentes homens do sistema socioeducativo, entre outras ações.

“Violência estrutural”

Luiza Dulci reforça a importância de pautar o tema e mobilizar atores públicos, privados, organizações não governamentais e movimentos sociais para compartilhar experiências que ajudem a qualificar as ações de todos para o enfrentamento à violência de gênero.

“Violência estrutural que assola a vida das mulheres brasileiras e que faz, também, com que o nosso país não atinja o grau civilizatório almejado, certamente, pela maior parte de sua população”, alerta a vereadora.

Tema recorrente

O tema da violência contra a mulher é uma das principais pautas da Comissão de Mulheres desde sua criação, em 2019. Neste ano, nos dias 26 de junho e 24 de abril, as vereadoras debateram com gestores municipais e especialistas a necessidade de garantir moradia segura e programas de geração de renda às vítimas de violência doméstica, para permitir que elas se afastem dos agressores e possam reconstruir sua vida.

Além da requerente do encontro, são titulares da Comissão de Mulheres as vereadoras Loíde Gonçalves (MDB), presidente; Flávia Borja (DC), vice-presidente; Dra. Michelly Siqueira (PRD) e Jhulia Santos (Psol). Na atual legislatura (2025-2028), pela primeira vez desde a criação do colegiado, todas as suplentes também são mulheres.

A Comissão Permanente de Mulheres foi instituída na Câmara para garantir o olhar feminino na análise de proposições e debates de temas que afetam direta ou indiretamente esse público, com foco na promoção e proteção de direitos e combate a qualquer forma de agressão e discriminação.

Superintendência de Comunicação Institucional