2023-2024

Revista impressa e digital faz balanço das principais realizações do biênio

Câmara em Revista será distribuída internamente e enviada para entidades da sociedade civil, órgãos públicos e universidades

quinta-feira, 12 Dezembro, 2024 - 18:45
Capa e páginas da edição impressa de Câmara em Revista

Imagem: Divulgação/CMBH

O que acontece no Plenário repercute no leito do hospital, na sala de atendimento do conselheiro tutelar, no volante do ônibus coletivo, no albergue que atende a população de rua e em tantas outras situações que, reunidas, ajudam a definir qual será o nível de qualidade de vida dos cidadãos belo-horizontinos. A fim de divulgar o trabalho feito na Câmara Municipal, tanto na tramitação das leis quanto na fiscalização do poder público, a CMBH lança, nesta quinta-feira (12/12), a Câmara em Revista. O impresso, que conta com o balanço dos anos 2023 e 2024, que fecham a 19ª Legislatura, será distribuído internamente e enviado para entidades externas, bem como disponibilizado virtualmente para leitura.

Foco na fiscalização

De acordo com o presidente da Câmara, Gabriel Sousa Marques de Azevedo (MDB), diante da vasta quantidade de leis municipais já existentes (mais de 12 mil), a função fiscalizadora dos vereadores foi intensificada no último biênio. Esse foco foi materializado na aprovação de quase 1,4 mil visitas técnicas, realização de 285 audiências públicas, mais de 5 mil questionamentos enviados a diversos órgãos governamentais e o lançamento da plataforma BH pra Você, em parceria com a Fundação Dom Cabral, que permite que qualquer pessoa acompanhe dados atualizados de arrecadação, gastos e indicadores da administração pública. Ainda foram instauradas quatro Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), que investigaram os serviços de transporte coletivo por ônibus de BH, a contaminação da Lagoa da Pampulha, o aumento da população em situação de rua e os desafios enfrentados pela assistência social do município, fazendo eco às demandas da população. Relatos sobre as atividades de fiscalização e seus resultados podem ser conferidos na publicação.

Para a superintendente de Comunicação Institucional da CMBH, Priscila Leão Resende de Melo, a revista é mais uma ferramenta de transparência para as ações das vereadoras e dos vereadores, “prestando contas por meio de informação precisa, plural, apartidária e com foco no interesse público – o que caracteriza o jornalismo da Superintendência de Comunicação Institucional (Supcin)”, afirma. A chefe da Divisão de Jornalismo e Divulgação (Divjor), Izabela Moreira Maurício, reforça que o material foi criado para a população de BH: “Pensamos a publicação do ponto de vista do cidadão comum: o eleitor que confiou seu voto e quer saber o que seus representantes têm feito e como essas ações se refletem no seu dia a dia na cidade”.

A lei sob o olhar do cidadão

O avanço da produção legislativa da Casa também é registrado na edição especial, sob o olhar de moradores da cidade. São relatos de profissionais de saúde, estudantes, pessoas com deficiência e integrantes de grupos minoritários, entre outras pessoas ouvidas pela reportagem. Falas de especialistas ainda completam o entendimento sobre os temas abordados de maneira isenta. “Ao revelar as novas leis por meio do olhar de quem é impactado por elas diariamente, mostramos a concretização do trabalho da CMBH, que existe para melhorar a vida do cidadão belo-horizontino”, relata o editor executivo da revista e um dos novos jornalistas da CMBH, Alessandro Duarte, que fez sua carreira na Editora Abril, em São Paulo, na Veja BH e na Revista Encontro, em Belo Horizonte, antes de integrar o corpo técnico da Casa. Ao todo, 599 projetos de lei foram levados ao Plenário no período contabilizado, e 269 deles receberam o aval dos parlamentares.

Novidades na CMBH

O futuro da Casa também está estampado nas páginas da revista, que apresenta os vereadores eleitos para os próximos quatro anos e faz uma análise do novo perfil dos membros da Câmara, composto por mais mulheres e pessoas negras do que na legislatura que se encerra em dezembro.

Da mesma forma, o perfil dos novos servidores do legislativo municipal é revelado no impresso, mostrando a distribuição por gênero, idade e formação profissional dos 90 profissionais que chegaram por meio do último concurso público. O reforço bem-vindo já possibilitou que alguns projetos estratégicos pudessem ser tirados do papel, conforme relatado na reportagem especial sobre a realização do certame.

A partir desta quinta-feira (12/12), você pode retirar um exemplar gratuito da Câmara em Revista na CMBH (unidades limitadas), ou ler a publicação on-line clicando aqui

Superintendência de Comunicação Institucional

Tópicos: