Quarenta e oito vereadores mirins são escolhidos em BH para mandato de um ano
Diplomação ocorrerá na sede do TRE-MG, no final de maio e, no próximo mês, eles serão empossados em sessão solene no Plenário
Foto: Tatiana Francisca/CMBH
Alunos de escolas públicas e particulares vão conhecer, nesta quinta-feira (9/5), quem são os 48 vereadores mirins de Belo Horizonte, que atuarão ao longo de 2024. A votação aconteceu nessa quarta-feira. Candidataram-se 135 estudantes do ensino fundamental do 6° ao 9° ano, de dez escolas municipais, uma federal e quatro particulares. Mais de 5 mil eleitores participaram do processo, que contou com o auxílio das urnas eletrônicas oficiais. Foram eleitos três vereadores mirins por unidade de ensino. A diplomação oficial ocorrerá na sede do TRE-MG, no dia 22 de maio. Posteriormente, no dia 19 de junho, os vereadores mirins serão empossados na Câmara Municipal de Belo Horizonte, em sessão solene no Plenário Amynthas de Barros.
O presidente da CMBH, Gabriel Sousa Marques de Azevedo (MDB), acompanhou a votação na Escola Municipal Oswaldo França Júnior, no Bairro São Gabriel, na Região Nordeste de Belo Horizonte, junto a representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e da Secretaria Municipal de Educação. O parlamentar conversou com os candidatos sobre as propostas e expectativas de cada um.
Ao final da conversa, Gabriel anunciou o nome dos três eleitos na escola e aconselhou os jovens parlamentares: "Vocês não detém o poder. Vocês exercem o poder. Nunca deixem de ouvir os anseios do povo, dos seus colegas" .
O gerente do Câmara Mirim no TRE, Marcelo Bortolo, comemorou o sucesso de todo o processo. "Chegar aqui e perceber que a eleição está funcionando para vocês e por vocês é muito gratificante", expressou.
As eleições foram precedidas de campanha eleitoral feitas pelos candidatos. Em abril, eles conheceram a sede do Legislativo Municipal, onde aprenderam como é o trabalho dos vereadores e acompanharam uma reunião no Plenário.
O projeto Câmara Mirim é realizado todos os anos pela Escola do Legislativo da CMBH, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e o Centro Pedagógico da UFMG.
Nesta experiência, os vereadores mirins aprendem sobre o processo legislativo, desenvolvem habilidades como oratória e trabalho em equipe, identificam problemas das comunidades e propõem soluções. Eles realizam simulações de audiências públicas, reuniões de comissões e outras atividades específicas da rotina parlamentar.
Ao final, decidem sobre as sugestões em uma reunião plenária; as ideias aprovadas são enviadas às comissões parlamentares da Câmara, que podem propor sua tramitação regular após avaliação de viabilidade.
Superintendência de Comunicação Institucional