Câmara Cultural

Retratos de mulheres são destaque em nova exposição de Yara Tupynambá

A presença de técnicas como colagem, notícias do impacto de suas obras e as origens da artista também fazem parte da exposição

domingo, 10 Março, 2024 - 07:15
Colagem com diversas imagens de nossa senhora e texturas

Foto Instituto & Memorial Yara Tupynambá

A figura feminina faz parte de um novo olhar sobre a vasto acervo da artista Yara Tupynambá , à disposição dos frequentadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte no Mês da Mulher: a exposição “Novos Tempos” será inaugurada na próxima quinta-feira (14/3), às 15h e inclui vários retratos dessa talentosa artista. Seja através da pintura tradicional, somada à colagem fotográfica, em tons suaves ou fortes, na forma de figuras religiosas ou não, a força da mulher está presente em várias obras do acervo. Parte do projeto Câmara Cultural, a exposição tem curadoria de Geraldo Porfírio e David Luiz Valdez de Faria, presidente e vice-presidente do Instituto & Memorial Yara Tupynambá.  
 
David Luiz Valdez de Faria disse que as virtudes de Yara Tupynambá estão “acima de quaisquer elogios” devido à vasta versatilidade da obra da artista. David conta que teve contato com a famosa obra “Árvore da Vida” de Tupynambá na infância. Ele explica que a curadoria da nova exposição foi feita com contribuições dos membros do Instituto. David contou que o genro da artista e presidente do Instituto que leva o nome dela, Geraldo Porfírio da Silva, foi um “verdadeiro guardião” dos rascunhos da artista e das notícias que a envolviam desde a década de 1970. 
 
A nova mostra apresenta obras inéditas, de valor sentimental e readquiridas em leilões, obras do acervo do Instituto. Além da figura feminina, fazem parte da exposição temas como flores, figuras religiosas, e detalhes arquitetônicos mineiros. A mostra também inclui uma pequena parte dedicada às origens da artista, que tratam do folclore e dos costumes do Vale do Jequitinhonha. “Mais que uma artista, Yara é um patrimônio brasileiro, orgulhosamente mineiro”, concluiu o vice-presidente do Instituto. 
 
Câmara Cultural 
 
A nova exposição é parte do programa Câmara Cultural, que tem como objetivo a difusão e promoção da cultura, da memória histórica e das artes locais, bem como a aproximação do cidadão com a Câmara Municipal de Belo Horizonte. Criado por meio de deliberação publicada no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 29 de julho de 2023, o programa prevê, além da galeria de arte e exposições, o cineclube câmara, concursos culturais, feiras, festivais e parcerias culturais.
 
Superintendência de Comunicação Institucional