ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Apresentação de projetos pela população no site da CMBH tem parecer favorável

Sugestões poderão ser aproveitadas pelos parlamentares. Proposta que simplifica licenciamento de atividades foi baixada em diligência

quarta-feira, 7 Fevereiro, 2024 - 17:00

Foto: Abraão Bruck/CMBH

Na reunião desta quarta-feira (7/2), a Comissão de Administração Pública emitiu parecer pela aprovação do projeto de resolução que institui o Banco de Ideias Legislativas no site da Câmara de BH na internet, disponibilizando formulário para apresentação de sugestões de proposições, que serão publicadas no portal e poderão ser livremente aproveitadas por qualquer parlamentar. Também em 1º turno, projetos de lei referentes ao monitoramento de catástrofes climáticas, contrapartidas de empreendimentos de impacto e licenciamento de atividades foram baixados em diligência pelos relatores para embasar os respectivos pareceres. A apreciação do PL que propõe a mudança do nome da Guarda Civil Municipal para Polícia Municipal, e a eleição do vice-presidente do colegiado foram adiadas para a próxima reunião. Confira o resultado completo.

O PR 739/2023, assinado por Fernando Luiz (PSD), dispõe que a ideia de proposição poderá ser apresentada por cidadão, associação civil, sindicato, órgão de classe, fundação privada e partido político. Em caso de pessoa jurídica, deverão ser anexados os documentos comprobatórios da existência e da regularidade da entidade e a identificação de seu representante legal. A ideia será publicada no Portal da CMBH na internet e poderá ser livremente aproveitada pelos parlamentares para a apresentação de proposição. Relator da matéria, o presidente da comissão, Wagner Ferreira (PDT), reitera que o PR promove a legislação participativa e a aproximação entre a CMBH e a sociedade sem criar gastos ou alterar a estrutura organizacional da Administração Pública Municipal.

O vereador acrescentou, antes da votação do parecer, que a proposta replica na Câmara de BH uma ideia consolidada e bem sucedida que já existe em outras casas legislativas, inclusive na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Encerrada a tramitação nas Comissões, o PR está pronto para ser votado no Plenário em 1º turno; a aprovação exige o voto favorável da maioria dos presentes.

Pedidos de diligência

Também relatados por Wagner Ferreira, foram baixados em diligência aos órgãos e conselhos municpais pertinentes os PLs 654/2023, de Fernando Luiz (PDS), que institui o Plano Municipal de Informações e Monitoramento de Catástrofes Climáticas; e 701/2023, de Fernanda Pereira Altoé (Novo), Ciro Pereira (PRD), Cleiton Xavier (PMN), Gilson Guimarães (Rede), Helinho da Farmácia (PSD), Loíde Gonçalves (Pode) e Wesley Moreira (PP), que dispõe sobre as contrapartidas – medidas mitigadoras e compensatórias - a serem exigidas de empreendimentos que geram impactos urbanísticos, ambientais e sociais. O PL 708/2023, também de Fernando Luiz, que determina a simplificação de processos de licenciamento previstos no Código de Posturas, foi baixado em diligência por Wilsinho da Tabu (PP).

Ao solicitar a manifestação de órgãos e conselhos municipais (acesse os referidos pedidos de diligência aqui, aqui e aqui), os relatores buscam esclarecer a consonância das proposições com a legislação, o ordenamento público e as diretrizes do Município, seus eventuais impactos sobre as atribuições da Prefeitura e outras informações que julguem pertinentes, a fim de embasar seus pareceres e sugerir eventuais ajustes nos textos.

Polícia Municipal

A votação do parecer favorável de Wagner Ferreira ao PL 715/2023, que altera a nomenclatura de Guarda Civil Municipal para Polícia Municipal de Belo Horizonte, foi adiada para a próxima reunião. O relator alegou que a alteração é tema de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tramita no Congresso Nacional e atende anseio do comando e dos agentes da guarda. Ao requerer o adiamento, Cláudio do Mundo Novo (PSD) alegou que precisa entender melhor os eventuais impactos sobre a configuração e as atribuições da corporação.

Outros assuntos

Na reunião foram apreciados ainda outros seis projetos de lei em 1º turno e dez requerimentos, entre eles a solicitação de uma audiência pública no dia 21 deste mês para debater as ações da fiscalização em BH e o envio de pedido de informações ao prefeito, à Secretaria de Obras e Infraestrutura e à Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) sobre a reforma da Praça da Rodoviária. (Acesse aqui a pauta completa).

1ª Reunião Ordinária - Comissão de Administração Pública