DRENAGEM URBANA

Vereadores fiscalizam obras de prevenção de inundações no Bairro Boa Vista

Intervenção inclui mais de 800 metros de canalização na Via 710. Expectativa é que os trabalhos sejam finalizados até junho de 2024

sexta-feira, 28 Julho, 2023 - 16:45

Foto: Bernardo Dias/CMBH

A Comissão Especial de Estudo sobre Drenagem Urbana realizou visita técnica nesta sexta-feira (27/7) ao bairro Boa Vista, para verificar o andamento das obras de prevenção de inundações em curso na Via 710. O requerimento para a atividade foi apresentado pela vereadora Fernanda Pereira Altoé (Novo), que esteve presente na visita ao lado do vereador Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB).

De acordo com Altoé, a atividade permitiu que os parlamentares conhecessem melhor a obra e seu impacto na cidade. “A visita de hoje faz parte de um plano de fiscalização, para a gente ter conhecimento mais técnico de como está sendo tratada a questão da macrodrenagem em Belo Horizonte, que são grandes obras para impedir inundações e os desastres que acontecem nos períodos de chuva”, explicou a vereadora.

Canalização

Segundo o Diretor de Infraestrutura da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Adriano Morato, as intervenções não buscam apenas acabar com os alagamentos da região, mas também beneficiar o trânsito. “Essa obra resolve um problema de mobilidade da cidade, pois a Via 710 liga a Avenida Cristiano Machado à Avenida dos Andradas, nas regiões Norte e Leste da cidade”. 

Os serviços incluem a execução de aproximadamente 807 metros de canalização na Via 710. O valor investido é de R$21,7 milhões em recursos provenientes do Fundo Municipal de Saneamento e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos em junho de 2024.

De acordo com a PBH, serão feitos trechos em galeria celular em concreto armado e mini túnel em peças pré-moldadas de concreto. Os trabalhos serão realizados a partir da Rua Conceição do Pará, junto à grelha do canal existente, com término junto à canalização do Ribeirão Arrudas (trecho localizado a aproximadamente 75 m à jusante do eixo da ponte da Av. Itaituba). 

Comissão de Drenagem 

Instituída em 2021, a Comissão Especial de Estudos sobre Drenagem Urbana trata de temas relativos às enchentes e aos impactos das chuvas em Belo Horizonte, bem como fiscaliza a busca por soluções estruturais, como obras hidráulicas; e não estruturais, como aumento de áreas verdes de contenção e ações de permeabilizações do solo. O colegiado é presidido por Fernanda Pereira Altoé e tem Irlan Melo (Patri) como relator. Compõem ainda a lista de membros titulares os vereadores Loíde Gonçalves (Pode), Marcos Crispim (Pode) e Reinaldo Gomes Preto Sacolão. 

Superintendência de Comunicação Institucional 

Visita técnica para verificar o andamento das obras de prevenção de inundações que estão sendo realizadas no Bairro Boa Vista, via 710 - Comissão Especial de Estudo - Drenagem Urbana