AUDIÊNCA PÚBLICA

Balanço do Carnaval 2023 e perspectivas para o futuro da festa em debate

Câmara, PBH e entidades irão avaliar conquistas e os desafios para melhorar o carnaval de BH, que cresce a cada ano

segunda-feira, 31 Julho, 2023 - 15:00

Foto: Nathalia Torres/Portal PBH

Em 2023, o Carnaval de Belo Horizonte levou mais de 5 milhões de foliões para as ruas, entre eles 226 mil turistas, de acordo com a Prefeitura. A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo realiza audiência pública para fazer um balanço da festa nesta quarta-feira (2/8), às 9h30, no Plenário Camil Caram. Solicitado por Marcela Trópia (Novo), Cida Falabella (Psol), Pedro Patrus (PT), Professor Juliano Lopes (Agir) e Professora Marli (PP), o evento irá discutir os desafios e perspectivas futuras para o evento, que só em 2023 gerou 20 mil empregos diretos e indiretos. A audiência pode ser acompanhada presencialmente ou de modo remoto, pelo canal da Câmara no YouTube. Os interessados podem encaminhar perguntas, dúvidas e sugestões por meio deste link.

No texto do requerimento, os parlamentares afirmam que o Carnaval é uma das festividades mais importantes do calendário cultural brasileiro e que, nesse ano, Belo Horizonte teve a oportunidade de sediar uma das maiores festividades do país. Eles citaram dados divulgados pela de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), que contabilizaram 5,25 milhões de foliões reunidos em diversos eventos e blocos carnavalescos no período de 4 a 26 de fevereiro. Os vereadores afirmam que a audiência se justifica devido à relevância do evento, o que torna necessário avaliar os resultados alcançados e  debater sobre os desafios enfrentados e as perspectivas futuras. "O Carnaval de Belo Horizonte vem crescendo, atraindo turistas do Brasil inteiro e movimentando a nossa economia, então é muito importante que o poder público se prepare para facilitar e organizar o crescimento desse mega evento. Nessa audiência pública, pretendemos fazer um balanço do carnaval de 2023, pontuando os acertos e levantando feedbacks para a Prefeitura. O objetivo é preparar BH para fazer um carnaval ainda mais organizado, limpo e seguro em 2024", disse Marcela Trópia. 

Foram convidados para o evento, entre outros, o secretário Municipal de Segurança e Prevenção de Belo Horizonte, Genilson Ribeiro Zeferino, e o comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Coronel PM Rodrigo Piassi do Nascimento, além do comandante da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, Júlio César Pereira de Freitas. Também são esperadas as presenças do presidente da Liga das Escolas de Samba de Minas Gerais (Liemg), Márcio Eustáquio Antunes de Souza e da Liga Belorizontina de Blocos de Rua, Geo Cardoso, bem como de representantes da Associação dos Blocos de Rua de Belo Horizonte (Abra-BH), da Escola de Samba Cidade Jardim e dos blocos carnavalescos "Então, Brilha!" e "Seu Vizinho". 

Superintendência de Comunicação Institucional