AUDIÊNCIA PÚBLICA

Em pauta, melhoria de gestão de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)

Comissão irá debater problemas enfrentados pelas nas nove regiões de Belo Horizonte, visando a melhoria do atendimento ao cidadão

segunda-feira, 8 Maio, 2023 - 12:45
Cidadão, sentada, é atendida por profissional de saúde em consultório

Foto Karoline Barreto/CMBH

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os postos de saúde são as portas de entrada para o atendimento gratuito à população via Sistema Único de Saúde (SUS). A Comissão de Saúde e Saneamento realiza audiência para debater os formatos de administração e parceria das UPAs, suas dificuldades em relação a insumos e pessoa e as perspectivas futuras para melhoria de atendimento ao cidadão nessa quinta-feira, às 13h, no Plenário Camil Caram. Solicitado por Wilsinho da Tabu (PP), o evento tem o objetivo de buscar modelos administrativos que otimizem recursos para oferecer pronto atendimento de qualidade aos usuários. A reunião é aberta ao público e pode ser acompanhada ao vivo no local ou pelo Portal da CMBH e YouTube. Perguntas, comentários e sugestões podem ser enviados por este formulário até o encerramento da audiência.

No texto do requerimento, Wilsinho da Tabu cita as funções e funcionamento atribuídos às UPAs pelo Governo Federal, mencionando seu funcionamento contínuo durante toda a semana e a possibilidade de as unidades atenderem grande parte das urgências e emergências. As unidades prestam atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica, além de prestarem o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, “estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir a conduta necessária para cada caso, bem como garantir o referenciamento dos pacientes que necessitarem de atendimento”.

O parlamentar explica que a audiência é uma oportunidade para as administrações das UPAs da capital dialogarem e desenharem perspectivas de aprimoramento de suas ações. A possibilidade de direcionamento 0,9% da Receita Corrente Líquida (RCL) do Município pelos parlamentares em diversas áreas de Belo Horizonte por meio das Emendas Impositivas também permite a aplicação em recursos na área de Saúde em Belo Horizonte. Representantes das UPAs, que já têm recebido verbas parlamentares, podem expressar as necessidades das unidades, o que poderá aprimorar o fluxo de investimentos direcionados à elas.

Os convidados sugeridos são representantes das secretarias municipais de Saúde, Governo e de Planejamento, Orçamento e Gestão; representantes das coordenadorias de atendimento regional Barreiro, Centro-Sul, Leste, Norte, Nordeste, Noroeste, Oeste, Pampulha, e Venda Nova, além das diretorias de saúde e UPAs das regiões citadas.