NOVA VEREADORA

Janaina Cardoso toma posse de mandato parlamentar com seu cão de estimação

Suplente de Léo, que renunciou ao cargo no dia 8 de fevereiro, parlamentar defende a causa animal

segunda-feira, 13 Fevereiro, 2023 - 17:00
Mulher assina livro enquanto segura cão no braço esquerdo.

Foto: Bárbara Crepaldi/CMBH

A causa animal, presente na pauta de muitos dos parlamentares da Câmara Municipal de Belo Horizonte, teve espaço na reunião do Plenário desta segunda-feira (13/2). Janaina Cardoso (União) tomou posse como vereadora, acompanhada do seu cachorro de estimação Ralph, um yorkshire que está com ela há 13 anos. Janaína assumiu o mandato até o final da atual Legislatura (2021/2024), no lugar do correligionário Léo, que renunciou ao cargo no dia 8 de fevereiro

"Sob a proteção de Deus, prometo manter, defender e cumprir a Constituição da República e a do Estado, a Lei Orgânica do Município, observar as leis, promover o bem geral do povo belo-horizontino e exercer o meu mandato sob a inspiração do interesse público, da lealdade e da honra”, disse Janaina enquanto segurava Ralph em um dos braços.  A presença do cachorro foi notada pelo presidente da Câmara, Gabriel (sem partido). “Agradeço a presença do Ralph, não é o primeiro animalzinho que vem aqui no Plenário e que não seja o último. Que este plenário esteja aberto a todas as criaturas”, afirmou. Janaina permaneceu no Plenário para votar os projetos em pauta na 9ª Reunião Ordinária de 2023. A vereadora Marcela Trópia (Novo) saudou a presença da nova parlamentar: “Bem-vinda, Janaina. Vai integrar a nossa bancada feminina aqui na Câmara”. Com Janaina, a CMBH tem nove vereadoras.

Em seu primeiro mandato, Janaina é formada e Arquitetura e Urbanismo e defende a causa animal há oito anos. A parlamentar disse que irá atuar em favor do desenvolvimento das cidades e em defesa das mulheres e da ampliação da participação feminina da política. “Nós mulheres temos um papel extremamente relevante na política e hoje ainda somos poucas”, disse. “Acredito que há um tempo para todas as coisas, agora chegou o momento para contribuir veementemente para a cidade de Belo Horizonte, com muita ética, responsabilidade, verdade e compromisso. É o que a cidade demanda e o belo-horizontino merece”, declarou quando convocada a assumir o cargo.

Renovação

Neste início do terceiro ano da atual legislatura (2021-2024), foram substituídos oito dos 41 vereadores da Câmara de BH. No dia 17 de janeiro tomou posse o ex-vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (PL), suplente de Walter Tosta, falecido no dia 8 de janeiro. Seis parlamentares assumiram o mandato no dia 1º de fevereiro: Loíde Gonçalves (Pode), no lugar de Nely Aquino, eleita deputada federal; Cida Falabella (Psol), no lugar de Bella Gonçalves, deputada estadual; Uner Augusto  (PRTB), Wagner Ferreira (PDT), Maninho Félix (PSD) e Bruno Pedralva  (PT), que substituíram, respectivamente, Nikolas Ferreira e Duda Salabert, eleitos para a Câmara dos Deputados; Bim da Ambulância e Macaé Evaristo, eleitos para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A troca, que renova o quadro de parlamentares da Capital, não gera custos para a Casa. Os suplentes foram definidos pelo resultado da eleição municipal de 2020, respeitada a correspondência e a ordem de colocação dentro do partido, conforme disposto na legislação eleitoral.

Posse da vereadora Janaina Cardoso (União Brasil) que assume vaga deixada por Léo