Comissão vai debater segurança nas unidades de saúde na próxima quinta

Foram relatadas agressões a servidores nas últimas semanas; insegurança está relacionada a problemas como dificuldade de atendimento

terça-feira, 28 Fevereiro, 2023 - 14:30

Nas últimas semanas o gabinete do vereador Bruno Pedralva (PT) recebeu várias denúncias de agressão a servidores que trabalham nas unidades de saúde de Belo Horizonte. A falta de segurança nessas unidades inclusive tem sido tema de notícias e de protestos de funcionários e dos usuários. Diante desses fatos, a Comissão de Saúde e Saneamento aprovou audiência pública solicitada pelo parlamentar, vice-presidente do colegiado, para debater medidas visando criar espaços mais seguros para servidores e usuários. Aberto à participação da população, o evento ocorrerá na próxima quinta-feira (2/3), às 13h, no Plenário Camil Caram. Dentre os problemas aventados como causas da insegurança nos equipamentos de saúde estão a dificuldade para conseguir atendimento, a falta de investimento público e a consequente falta de trabalhadores e de vagas. A audiência pública será transmitida ao vivo pelo Portal CMBH e pelo YouTube; a população pode assistir à reunião de forma presencial e participar enviando perguntas, comentários e/ou sugestões utilizando formulário já disponível.

Com uma rápida consulta na internet pode-se verificar um grande número de ocorrências de violência em unidades de saúde de Belo Horizonte nos últimos anos, noticiadas pelos veículos de comunicação, e os consequentes protestos e reivindicações de servidores e usuários referentes à insegurança e riscos. Relatos nessa linha foram divulgados pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Belo Horizonte (Sindibel) e motivaram requerimento à Comissão de Saúde e Saneamento.

Foram convidados para a audiência a secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos; o secretário municipal de Governo, Josué Costa Valadão; o secretário municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Ribeiro Zeferino; o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), Israel Arimar de Moura; o diretor-presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG), Jordani Campos Machado; o secretário municipal adjunto de Qualidade e Controle da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, Rodrigo Sérgio Prates; o presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Antônio Pádua Aguiar; e o chefe do Comando de Policiamento da Capital (CPC), Anderson de Oliveira.

Na última segunda-feira (27/2), também a pedido de Bruno Pedralva, a Comissão de Saúde e Saneamento visitou o Centro de Saúde Serrano, no bairro homônimo, para verificar a falta de médicos e as condições de trabalho da unidade.