LUTO

Vereadores lamentam a perda do colega Walter Tosta, falecido no domingo

Parlamentar do PL, fundador da União dos Paraplégicos de Belo Horizonte (Unipabe), lutava contra um câncer

segunda-feira, 9 Janeiro, 2023 - 11:30

Foto: Cláudio Rabelo/CMBH

O corpo do vereador Walter Tosta será sepultado nesta segunda-feira (9/1), às 17h, no Bosque da Esperança Cemitério Parque. O parlamentar do PL enfrentava o tratamento de um câncer e não resistiu à doença neste domingo (8/1). Cadeirante desde os 15 anos de idade, ele fundou a União dos Paraplégicos de Belo Horizonte (Unipabe), onde foi velado, lutou pelos direitos das pessoas com deficiência, chegando a exercer também mandatos como deputado estadual (2007/2011) e federal (2011/2015). Além do presidente da Câmara Municipal, Gabriel (sem partido), colegas parlamentares de diferentes partidos manifestaram pesar pela perda e solidariedade aos familiares e amigos.

"Um vereador que deixa uma trajetória marcada pelo respeito ao próximo, pela dedicaçção e aos serviços prestados ao nosso município", declarou a vereadora Nely Aquino (Pode). Macaé Evaristo (PT) destacou a luta de Walter Tosta pelo Bolsa Atleta Paralímpico e pela ampliação dos serviços de atendimento à saúde da pessoa idosa. Já Bruno Miranda (PDT), líder de governo, falou sobre a amizade e o aprendizado com o vereador, "um democrata que sempre lutou pelo melhor de Belo Horizonte". A relação pessoal com Tosta também foi testemunhada por Léo (PSL): "Por duas décadas convivi com o amigo Walter Tosta, um parlamentar centrado, motivado e realizador. Fará muita falta, mas deixa a Unipabe na Região Oeste de BH como uma marca de seu lagado pela política mineira em defesa dos diretos das pessoas com deficiência".

Walter da Rocha Tosta  foi o 9º vereador mais votado de BH em 2020 e esteve à frente da Ouvidoria no biênio 2021/2022. Ele era membro suplente na Comissão Parlamentar de Inquérito - Abuso do Poder na PBH e efetivo da Comissão de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor nos últimos dois anos.

A vaga aberta em decorrência da morte do parlamentar deve ser ocupada pelo 1º suplente Sérgio Fernando Pinho Tavares (PL), ex-vereador de BH. O presidente Gabriel deve convocar Sérgio Fernando por meio de publicação no Diário Oficial do Município (DOM), nesta terça-feira (10/1). Já a posse do novo vereador será confirmada em data oportuna - pelo Regimento Interno ele tem até 30 dias para tomar posse após a sua convocação.

Tópicos: