HOMENAGEM

Sala de Imprensa da CMBH recebe nome do jornalista Geraldo Teixeira da Costa

Gabriel vai propor alteração do Regimento Interno da Casa para facultar acesso de jornalistas ao Plenário Amynthas de Barros

segunda-feira, 2 Janeiro, 2023 - 11:45

Foto: Bernardo Dias/CMBH

A Sala de Imprensa da Câmara Municipal de Belo Horizonte voltou a estampar, nesta segunda-feira (2/1), o nome e a foto do jornalista Geraldo Teixeira da Costa, diretor-presidente do Estado de Minas entre 1959 e 1965. A placa e o quadro foram recolocados no espaço, que passou por reforma em 2017, em ato simbólico pelo presidente Gabriel (sem partido), em sua primeira realização na gestão da Casa. A reinauguração foi acompanhada pelo atual diretor-presidente do jornal, Álvaro Teixeira da Costa, e seu diretor-executivo, Geraldo Teixeira da Costa Neto, respectivamente filho e neto do homenageado. Com a promessa de assegurar mais transparência às atividades parlamentares, Gabriel anunciou que vai propor alteração do Regimento Interno da CMBH para facultar acesso de jornalistas ao Plenário Amynthas de Barros, atualmente limitado a cinegrafistas e fotógrafos.

Ao afirmar-se democrata, o presidente destacou que não há democracia sem liberdade de imprensa. “Minha inteção é permitir também aos repórteres o acesso às reuniões plenárias porque a época em que a corrupção marcava essa Casa ficou para trás há algum tempo. Agora, esse parlamento é um lugar de liberdade, de democracia, de transparência e de ética. Vamos fazer um cadastro e liberar o acesso para garantir que a imprensa faça seu trabalho”, afirmou. A medida, que depende de alteração do Regimento Interno, demonstra a importância que Gabriel - jornalista e advogado de formação - dá ao trabalho exercido pela imprensa. Segundo ele, os repórteres que fazem a cobertura política serão parceiros de primeira hora e, além de terem mais acesso às reuniões, receberão o mesmo lanche destinado aos parlamentares em dias de Plenário. “E não poderia ser diferente. Está ali uma foto para homenagear Geraldo Teixeira da Costa, um dos grandes jornalistas que o Brasil já teve. E ele estará aqui, neste pórtico, dando sorte e iluminando aqueles que vierem cobrir a Câmara Municipal”, finalizou.

Filho do homenageado, Álvaro Teixeira da Costa falou da emoção ao ver de volta a fotografia de seu pai na porta da Sala de Imprensa. Ele contou que foi durante um café, no Jornal Estado de Minas, que Gabriel lembrou da foto e prometeu restituir seu lugar de destaque. “Ele afirmou que no primeiro dia de mandato iria reestabelecer o lugar de honra e agora a promessa está sendo cumprida. Isso aumenta muito a nossa emoção”, disse.

Inauguração da Sala de Imprensa Geraldo Teixeira da Costa