AUDIÊNCIA PÚBLICA

PBH Ativos prestará contas em audiência pública no dia 23 de agosto

Presidente da empresa, Pedro Meneguetti, deve tratar, entre outras coisas, dos planos de investimento para os próximos dois anos

sexta-feira, 19 Agosto, 2022 - 13:45

Foto: Freepik

O relatório financeiro da PBH Ativos S/A, referente ao exercício de 2021, será apresentado aos vereadores, nesta terça-feira (23/8), às 10h, no Plenário Camil Caram, em audiência pública conjunta das Comissões de Administração Pública e de Orçamento e Finanças Públicas. Na ocasião, o presidente da sociedade anônima, Pedro Meneguetti, deverá informar, entre outras questões, quais são os planos de investimento da PBH Ativos para os próximos dois anos e as operações financeiras com saldos e rendimentos pagos aos credores no ano passado. Solicitada pelos respectivos presidentes das Comissões de Orçamento e Administração, Professor Claudiney Dulim (Avante) e Iza Lourença (Psol), a audiência ocorre em cumprimento à Lei 10.003/2010, que, em seu Art. 10, determina que o presidente da PBH Ativos S/A apresente, anualmente, o relatório financeiro da sociedade anônima. A audiência será transmitida pelo Portal da Câmara e pode contar com a participação do cidadão por meio de formulário já disponível.

Imóveis e plano de investimento

Durante a audiência deverá ser apresentada a relação de imóveis da PBH Ativos, bem como a lista daqueles que foram alienados, contendo a sua localização, o valor patrimonial, a forma de exploração e os respectivos rendimentos auferidos por sua exploração no ano de 2021. No caso dos imóveis alienados, deverá ser apresentado o valor da transação.

No requerimento, Iza e Claudiney solicitaram que o presidente da empresa explicite, ainda, quem são e qual a qualificação dos membros dos conselhos, bem como quais os planos de investimento da PBH Ativos S.A. para os próximos 2 anos. Os parlamentares também pediram dados como as classificações e dotações orçamentárias consignadas no orçamento do Município de 2021 e respectivas execuções orçamentárias, destinadas tanto a aumentos no capital social e investimentos na PBH Ativos quanto a remuneração ou transferências de valores para o Município. Foram requeridas, ainda, as atividades relativas ao objeto social realizadas em 2021, bem como seus lucros e prejuízos; e a forma de atuação como garantidora das Parcerias Público Privadas.

Debêntures

As Comissões de Administração e de Orçamento também esperam que seja demonstrada a movimentação de debêntures no exercício de 2021, com detalhamento do saldo final em 2020; as operações de emissão ou resgate dos títulos em 2021; o saldo final em 2021; e os rendimentos pagos aos credores.

As debêntures são títulos mobiliários representativos de dívida. Elas constituem empréstimos concedidos pelos investidores à companhia, de forma que esse investidor adquire um direito de crédito junto à empresa emissora das debêntures.