AUDIÊNCIA PÚBLICA

Uso de imóvel público para atividades comerciais de locação em foco

Objetivo é saber quantos e quais campos esportivos já foram objeto de permissão de uso e quais serão os próximos

segunda-feira, 4 Julho, 2022 - 09:30

Foto: Cláudio Rabelo/CMBH

Debater o programa de permissão de uso de bem imóvel público para fins da exploração de locação do espaço para atividades esportivas, recreativas e de lazer. Este é o objetivo da audiência pública que a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo realiza nesta quinta-feira (7/7), às 13h, no Plenário Helvécio Arantes. Requerido pela vereadora Marcela Trópia (Novo), o encontro pretende ainda entender quantos e quais campos para atividades esportivas já foram objeto de permissão de uso e quais serão os próximos. O debate será transmitido pelo Portal da CMBH ao vivo e também estará aberto à participação da população, que já pode enviar perguntas e/ou sugestões por meio de formulário disponível.

Mais de 100 campos de futebol

A promoção do esporte é essencial para o combate ao sedentarismo e, consequentemente, para a melhoria da saúde da população. Marcela Trópia demonstra que, de acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), até cinco milhões de mortes poderiam ser evitadas, todos os anos, se a população mundial fosse mais ativa. Os dados ainda revelam que um em cada quatro adultos não pratica atividade física com regularidade. No caso dos adolescentes, a situação é ainda mais crítica: quatro em cada cinco pessoas são sedentárias. Além dos riscos supracitados, esses números geram um custo bilionário para a saúde pública.

De acordo com a parlamentar, em BH existem mais de 100 campos instalados em várias regionais, o que possibilita a prática das modalidades de futebol de campo e society. Segundo Marcela, a Prefeitura, por meio da PBH Ativos, já vem realizando a permissão de uso de bem público, para fins de exploração comercial de locação do espaço para atividades esportivas, recreativas e de lazer, bem como para atividades de bar/lanchonete e comercialização de artigos esportivos. “Acreditamos que esta iniciativa deva ser expandida para os outros campos e equipamentos públicos disponíveis à população para a prática de atividades de lazer e físico-esportivas”, explicou a parlamentar ao justificar o debate.

Ainda segundo Marcela, o objetivo do encontro será também discutir alternativas para aprimorar os campos de futebol em todas as regionais do município, de forma a atrair ainda mais a população e incentivar a prática esportiva no município. Para o debate foram convidados o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Sergio Augusto Rodrigues; o diretor-presidente da PBH Ativos, Pedro Meneguetti; o coordenador da Regional Centro-Sul, Álvaro Goulart e o gestor da Associação Esportiva Transformação, Marcos Nascimento.