VISITAS TÉCNICAS

Falta de acessibilidade no Centro de Reabilitação Leste será verificada

Além de conhecer estrutura atual (Rua Bicas, 58, Bairro Sagrada Família), comissão vai a três locais alternativos para o Creab-L

segunda-feira, 6 Junho, 2022 - 16:30
Fachada do Centro de Reabilitação Leste durante o dia

Foto Google Street View

Voltado para o atendimento de pessoas com deficiência e/ou dificuldades de locomoção, o Centro de Reabilitação Leste (Creab-L) não oferece condições de acessibilidade, conforme apontado por usuários em audiência pública realizada pela Comissão de Saúde e Saneamento no mês passado. Para conhecer de perto a estrutura, o colegiado realiza visita técnica ao local (Rua Bicas, 58, Bairro Sagrada Família) nesta terça-feira (7/6), às 9h. Em seguida, serão avaliados três possíveis endereços para abrigar uma nova unidade: (10h) Rua Cônego Floriano, altura do nº 99, na confluência com Rua Conde Ribeiro do Vale, no mesmo bairro; (11h) Avenida Petrolina na confluência com Rua Conselheiro Lafaiete, também no Sagrada Família; e (11h30) Campo do Pompeia, na Avenida Itaituba, altura do nº 12, Bairro Boa Vista. As visitas foram solicitadas por Wilsinho da Tabu (PP).

Audiência pública realizada no dia 4 de maio desse ano debateu a falta de acessibilidade no Creab-L. Usuários reclamaram da declividade da rua e de não ter ônibus na porta. O público do Creab é de pessoas com deficiência, muitas com limitações de mobilidade. Durante a audiência, o vereador e representantes dos Conselhos Municipal e Distrital de Saúde e da Regional Leste indicaram possíveis áreas para abrigar uma nova unidade. Nesse contexto, foram marcadas visitas técnicas para o Creab-L e para possíveis locais alternativos ao centro.

Para todas as visitas, foram convidados a secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos, os coordenadores de Atendimento Regionais Leste, José Henrique de Oliveira Neto, e Nordeste, Marcelo de Camargos Pereira, o promotor de Justiça de Defesa da Saúde de Minas Gerais, Nélio Costa Dutra Júnior, e o presidente do Conselho Distrital de Saúde Leste, Manoel Marques Azevedo. Também foram convidados a gerente do Creab-L, Josianne de Oliveira Cotta, os diretores Regionais de Saúde Leste (DRES-L), Ewerton Lamounier Junior, e Norte, (DRES-N), Moisés Gonçalves de Oliveira, e a secretária-geral da Comissão Local de Saúde São Geraldo e a coordenadora das Plenárias de Usuários do SUS BH, Adriana Martins Maia.

De acordo com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, os Centros de Reabilitação (Creabs) prestam serviços em modalidades como reabilitação física, tratando disfunções ortopédicas e neurológicas (adulto e infantil) e concedendo de órteses próteses e meios auxiliares de locomoção, reabilitações visual, auditiva e intelectual, com concessão de órteses oculares e auditivas, além de atendimento à saúde da pessoa ostomizada e concessão de bolsas de ostomia. O Creab Leste atende às Regionais Nordeste e Leste. A Prefeitura tem, ainda, o Creab Centro-Sul, que atende às Regionais Barreiro, Centro-Sul, Norte e Pampulha (Rua Professor Otávio Coelho de Magalhães, 111, Mangabeiras), o Creab Noroeste, que atende às Regionais Noroeste e Oeste (Rua Padre Eustáquio, 1951, Padre Eustáquio), e o Creab Venda Nova, que atende à região homônima (Rua Elce Ribeiro, nº 349, Bairro São João Batista).