VISITAS TÉCNICAS

Espaço BH Cidadania e três vias públicas serão vistoriadas nesta quarta (29/6)

Vereadores vão conferir a situação do BH Cidadania Granja de Freitas e as condições de ruas nos Bairros Trevo e Independência

terça-feira, 28 Junho, 2022 - 10:15

Foto: Breno Pataro/PBH

O BH Cidadania é um programa da PBH que tem por objetivo descentralizar o atendimento ao cidadão, levando para dentro das comunidades, de forma intersetorial, serviços em áreas como educação, esporte, abastecimento, assistência social, cultura e direitos de cidadania. Com o objetivo de averiguar o atendimento prestado à população no Espaço BH Cidadania Granja de Freitas, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizará visita técnica ao local nesta quarta-feira (29/06), às 14h. Na mesma data, o colegiado irá verificar in loco a possibilidade de implantação de melhorias viárias nos Bairros Trevo, Região da Pampulha (às 9h30) e Independência, Região do Barreiro (às 10h30 e às 11h30). Os pedidos foram apresentados por Wesley (PP) e Nely Aquino (Pode).

BH Cidadania

Inaugurado em 2014, como obra do Orçamento Participativo, o Espaço BH Cidadania Granja de Freitas conta com área para atendimentos individualizados e coletivos, biblioteca, esportes, artes, oficinas, dança e teatro, informática, casa de brincar, auditório, camarim, cozinha, vestiários masculino e feminino, jardim e estacionamento próprio. Com o intuito de promover a inclusão social das famílias residentes em áreas de vulnerabilidade social, o BH Cidadania articula ações já existentes nas políticas sociais instituídas e as organiza em um único espaço, de forma a favorecer a promoção da autonomia das famílias e a superação do processo de exclusão a que estão submetidas.

Com o objetivo de conferir a utilização do espaço e verificar se há possibilidade de ampliação e aprimoramento das atividades, a Comissão de Desenvolvimento fará nesta quarta-feira uma visita técnica ao local. O pedido foi feito por Wesley e a visita está marcada para ter início às 14h. O BH Cidadania Granja de Freitas fica na Rua do Grupo, 12, Bairro Granja de Freitas, Região Leste de Belo Horizonte.

Foram convidados para acompanhar os trabalhos Josué Valadão, secretário municipal de Governo; José Henrique Neto, coordenador de Atendimento Regional Leste; Henrique Castilho, superintendente de Desenvolvimento da Capital (Sudecap); Leandro Pereira, secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Claudius Vinícius, diretor-presidente da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel); Marcos Alves, subsecretário de Articulação da Política Pedagógica; e o empreendedor Jefferson Silva de Oliveira.

Melhorias em vias públicas

A comissão também fará visita a outros três locais com o objetivo de melhorar a circulação de veículos e a segurança para pedestres e motoristas. Às 9h30, a pedido da presidente da Câmara, vereadora Nely Aquino, será verificada a necessidade de implantação de uma rotatória na confluência das Ruas Geraldo Orozimbo, Petrópolis, Estanislau Pedro Boardman, Wanderley Teixeira Matos e Avenida Dandara, no Bairro Trevo, Região da Pampulha. O objetivo é organizar o trânsito nas vias. Segundo relato dos moradores, no local ocorre um permanente conflito de tráfego devido aos inúmeros acessos permitidos com relatos de acidentes em função da má sinalização.

De acordo com a solicitação da visita, “a implantação de uma rotatória poderá organizar melhor o tráfego e, por conseguinte, proporcionar maior fluidez, evitando colisões e atropelamentos”. Além do secretário municipal de Governo, Josué Valadão, foram convidados para acompanhar os trabalhos a coordenadora de Atendimento Regional Pampulha, Neusa Fonseca, e integrantes da Comissão Regional de Transporte e Trânsito da Pampulha.

Outras duas visitas, solicitadas por Wesley, serão feitas no Bairro Independência, na Região do Barreiro. Às 10h30, o vereador vai à Rua Hilda, próximo ao número 12 (Bairro Independência 2ª Seção), e às 11h30, à Rua Professor Gerson Boson, próximo ao número 48, no Bairro Independência. Ambas as visitas têm como objetivo verificar a possibilidade de asfaltamento das vias e conferir a situação da iluminação pública nos locais.

Foram convidados para as duas vistorias representantes das secretarias municipais de Governo e de Obras e infraestrutura, Sudecap, Urbel, Cemig, coordenadoria de Atendimento da Regional Barreiro, MRS Logística (empresa que opera a malha ferroviária na Região Sudeste do Brasil) e Raquel Bonfim, moradora do Bairro Independência.