VISITAS TÉCNICAS

Queixas de esgoto a céu aberto e falta de drenagem pluvial serão averiguadas

Cuidados com limpeza e manutenção na Região Leste serão fiscalizados. Copasa, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil devem acompanhar visitas

terça-feira, 10 Maio, 2022 - 13:00
Foto da Rua Aureliano Magalhães, com mato alto no fim da via

Foto: Google

Moradores da Região Leste estão insatisfeitos com a falta de atenção do poder público no que tange às condições sanitárias e de manutenção do Bairro Paraíso e do Bairro Boa Vista. Segundo eles, a região necessita de capina, poda, limpeza, desratização e até mesmo de obras para escoamento de água pluvial. Para encaminhar as demandas da comunidade, a Comissão de Saúde e Saneamento vai fazer visitas técnicas na quinta-feira (12/5). Às 9h30, a comissão vai averiguar a queixa dos moradores na Rua Engenheiro Caldas, em frente ao número 936, próximo a esquina da Rua Vicente Cunha, Bairro Boa Vista, onde casas são inundadas quando chove. Logo após, às 11h, a comissão segue para a Rua Aureliano Magalhães, 25, no Bairro Paraíso, onde o problema é de esgoto a céu aberto. 

Autor do requerimento da visita ao Bairro Boa Vista, Rubão (PP) explica que parte da via em declividade possui afunilamento e que, quando chove, algumas casas são atingidas por enchentes, uma vez que não há dispositivo eficiente para escoamento da água. Ainda segundo o vereador, há relatos de que alguns moradores já adoeceram por terem ficado expostos ao acúmulo da água de chuva, de esgoto e de lixo.

Para verificar a urgência da construção de um sistema de boca de lobo que suporte o grande volume de água que atinge as residências, foram convidados o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira; o superintendente de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique de Castilho; e o coordenador de Atendimento Regional Leste, José Henrique de Oliveira Neto. 

A pedido de Wilsinho da Tabu (PP), a visita ao Bairro Paraíso vai averiguar as condições sanitárias de via próxima ao Córrego Baleia. “O que foi encontrado não condiz com uma capital. Esgoto a céu aberto, córrego sem tratamento, necessidade de capina, proliferação de ratos", afirma Wilsinho no requerimento, solicitando intervenção do poder público para dignificar as condições de vida da comunidade.

Além do coordenador regional e da Sudecap, foram convidados para acompanhar a visita o diretor-presidente da BHTrans, Diogo Prosdocimi; o presidente da Companhia de Habitação e Urbanização (Urbel), Claudius Vinícius Leite; o subsecretário de Defesa Civil, Cel Waldir Figueiredo; o presidente da Copasa, Carlos Eduardo Tavares, e um representante do Corpo de Bombeiros. 

Superintendência de Comunicação Institucional