TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Segurança e protocolos sanitários de aeroportos serão vistoriados

A manutenção dos ônibus urbanos e o monitoramento do Túnel da Lagoinha motivaram pedidos de informações 

quinta-feira, 3 Fevereiro, 2022 - 15:15
Tela mostra avião sobrevoando a cidade com um céu alaranjado, indicando o pôr-do-sol. Um homem caucasiano , vestido com uma camisa azul de mangas compridas, está sentado ao lado segurando algumas folhas de papel ,

Foto: Karoline Barreto/CMBH

As condições de segurança dos aeroportos localizados na capital mineira serão vistoriadas nos dias 9 e 10 de fevereiro pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, que pretende averiguar os aspectos físicos, técnicos e tecnológicos dos Aeroportos Carlos Prates e Pampulha para pouso e decolagem, bem como o atendimento ao público e as medidas de prevenção da covid-19. A visita técnica foi marcada em reunião nesta quinta-feira (2/2), quando o colegiado também aprovou envio de pedido de informação à BHTrans para saber se há fiscalização da manutenção dos ônibus do transporte coletivo da cidade. A comissão ainda vai verificar as condições de segurança para pedestres e veículos no cruzamento das Ruas João Carlos e Jacques Luciano, no Bairro Sagrada Família. As causas de alagamento na Rua Conceição do Pará, no Bairro Horto, e a periodicidade de ações de conservação do Túnel da Lagoinha serão indagadas à Prefeitura. 

Carlos Prates e Pampulha

A pedido de Rubão (PP), a Comissão aprovou requerimentos para vistoriar os Aeroportos Carlos Prates e Pampulha. O objetivo é verificar como está operando cada aeroporto, quantidade de voos por dia/mês e de pessoas atendidas, e se há previsão de ampliação de voos nacionais. Ainda serão apurados os protocolos de saúde em cada terminal visando a prevenção da covid-19, considerando o aumento de novas cepas da doença. A visita técnica no Aeroporto Carlos Prates está marcada para a próxima quarta-feira (9/2), às 9h; e a visita ao Aeroporto da Pampulha ocorre na próxima quinta-feira (10/2), no mesmo horário. 

Fiscalização dos ônibus

Rubão também apresentou à comissão pedido de informação destinado à BHTrans questionando a manutenção de veículos do transporte público. O colegiado quer saber qual a forma utilizada pela BHTrans para fiscalizar a regularidade das manutenções realizadas nos ônibus em Belo Horizonte e quais são as sanções administrativas previstas em caso de acidente por falta de manutenção preventiva. Eles também indagam se há fiscalização de manutenção nos inícios, términos e/ou durante os turnos de funcionamento.

Cruzamento perigoso

O elevado número de acidentes registrado no cruzamento entre as Ruas João Carlos e Jacques Luciano, no Bairro Sagrada Família, levou a comissão a aprovar requerimento de Wilsinho da Tabu (PP) para visita técnica ao local. De acordo com moradores da Região Leste que utilizam estas vias, apenas em 2021 foram registrados cerca de 15 acidentes no cruzamento. Serão convidados para acompanhar a vistoria, marcada para o dia 17 de fevereiro, às 10h, a superintendente de Mobilidade Urbana de BH, Maria Fernandes Caldas; o presidente da BHTrans, Diogo Prosdocimi; e o coordenador de Atendimento Regional Leste, José Henrique de Oliveira Neto.

Alagamento no Horto

As obras inacabadas de um trecho da via 710 podem ter causado alagamento na Rua Conceição do Pará, na altura do número 10, no Bairro Horto. A ocorrência motivou pedido de informação, assinado por Rubão e destinado à Prefeitura, questionando em qual estágio se encontram as obras para implantação da Via 710. Em sua justificativa, Rubão questiona se as obras que deveriam garantir a drenagem e escoamento das águas pluviais são insuficientes, tendo em vista o alagamento ocorrido no dia 11 de janeiro de 2022. Ele quer saber qual estágio da obra, no que se refere a drenagem e escoamento, especificamente naquele trecho e qual a previsão de conclusão de todo o trajeto relacionado à Via 710.

Túnel da Lagoinha 

A manutenção e o monitoramento do Túnel da Lagoinha também serão questionados pela comissão, a pedido de Wilsinho da Tabu. De acordo com o requerimento, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) deve esclarecer quando foi a última vistoria, a previsão da próxima limpeza do sistema de drenagem, paredes, tetos e integridade estrutural do túnel. Em sua justificativa, Wilsinho afirmou que “o Túnel da Lagoinha é uma das principais obras para o escoamento do trânsito da Avenida Cristiano Machado para o Centro da cidade. Qualquer intercorrência nesta via causa uma situação de caos que reflete no trânsito de toda capital”. 

Confira na íntegra a reunião. 

Superintendência de Comunicação Institucional 

1ª Reunião Ordinária-Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário