VISITAS TÉCNICAS

Comissão de Saúde confere estrutura de três centros na próxima semana

Serão verificadas condições físicas de centros de saúde da Região Leste e pontos de alagamento na unidade do Barreiro 

sexta-feira, 26 Novembro, 2021 - 15:00
Fachada de Centro de Saúde Horto, com cidadã caminhando em frente, na calçada.  a rua é inclinada, e mais de cinco carros aparecem no final da imagem diurna, em direção contrária à do centro de saúde.

Foto: Google Maps / Street View

A Comissão de Saúde e Saneamento realiza na próxima semana três visitas técnicas a centros de saúde.  Na segunda-feira, dia 29 de novembro, estão previstas duas vistorias requeridas por Wilsinho da Tabu (PP) na Região Leste para observar itens como qualidade do atendimento e condições físicas das unidades: às 10h, será fiscalizado o Centro de Saúde Horto, que fica na Rua Anhanguera, 224, Bairro Horto; e às 11h, a comissão percorre o Anexo do Centro de Saúde Horto, que fica na Rua Monte Alverne, 151, Bairro Floresta. Na terça-feira, dia 30, às 10h, foi agendada a visita ao Centro de Saúde Vila Cemig, que fica na Rua Coletivo, 68, Vila Cemig, no Barreiro. Solicitada por Nely Aquino (Pode), esta última atividade tem o objetivo de avaliar as condições gerais e estrutura funcional do centro, que estaria sofrendo com alagamentos em períodos de chuva. 

A qualidade do atendimento e das instalações para os usuários, a materialidade das unidades e as condições de trabalho dos servidores são os itens a serem observados nas visitas técnicas aos Centros de Saúde Horto e seu Anexo, previstas para segunda-feira. Ambas foram solicitadas por Wilsinho da Tabu, que fez justificativas similares nos dois requerimentos. O vereador explica que a pandemia de coronavírus que acometeu todo o mundo tornou ainda mais evidente a importância do sistema público de saúde e o comprometimento das equipes de profissionais que estiveram à frente no combate ao vírus. Neste contexto, destaca-se a necessidade de que o poder público reveja as estruturas que compõem o sistema. E que cabe ao Poder Legislativo, segundo Wilsinho, cumprir o seu papel de fiscalizar os atos praticados e a omissão do Poder Executivo em estabelecer condições necessárias para o funcionamento adequado para atender a população de Belo Horizonte.

O vereador sugeriu as seguintes presenças para as duas visitas técnicas: o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto; o coordenador de Atendimento Regional Leste, José Henrique de Oliveira Neto; o diretor regional de Saúde Leste (DRES-L), Ewerton Lamounier Junior; e a presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Carla Anunciatta de Carvalho. 

Na terça-feira, dia 30 de novembro, às 10h, está prevista a visita técnica ao Centro de Saúde Vila Cemig, com o objetivo de avaliar suas condições gerais e sua estrutura funcional. O ponto de encontro será Rua Coletivo, 68, Vila Cemig. Na justificativa da atividade, Nely Aquino afirma que o objetivo verificar as condições gerais e a estrutura funcional do centro de saúde. Segundo ela, a comunidade local reivindica uma melhor adequação na estrutura funcional do local, uma vez que quando chove há vários pontos de alagamentos dentro do posto.

Os convidados são: os secretários municipais de Saúde, Jackson Machado Pinto, e de Obras e Infraestrutura, Josué Costa Valadão;o coordenador de Atendimento Regional Barreiro, Walmir Anselmo Mattos; a secretária executiva do Conselho Distrital de Saúde Barreiro (Codisab), Sandra Quirino Oliveira; e a presidente da Comissão Local de Saúde do Centro de Saúde Vila Cemig, Inocência Fernandes Tomaz. 

Superintendência de Comunicação Institucional