SAÚDE SANEAMENTO

Falta do medicamento fenobarbital em centros de saúde é questionada

Requerimento pede esclarecimentos sobre falta de água no Bairro Paraíso. 17 unidades de saúde na região Leste serão vistoriadas

quarta-feira, 20 Outubro, 2021 - 18:45
Prateleiras de posto de saúde com várias caixas pretas, algumas delas vazias.

Foto Rafa Aguiar/CMBH

A falta do medicamento fenobarbital em centros de saúde e a carência de água no Bairro Paraíso foram temas de dois pedidos de informação, aprovados em reunião da Comissão de Saúde e Saneamento, realizada nesta quarta-feira (20/10). Fernanda Pereira Altoé (Novo) é a autora do pedido de informação sobre a falta do fenobarbital, endereçado ao prefeito Alexandre Kalil e ao secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto. Nikolas Ferreira (PRTB) solicitou à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) informações sobre a falta de recursos hídricos no Bairro Paraíso, além de uma previsão para a solução do problema. Foi aprovado, ainda, o pedido de informação de Dr. Célio Frois (Cidadania) ao secretário municipal de Saúde sobre a sobre a transferência do Centro de Saúde do Bairro Jardim Alvorada para o Bairro Engenho Nogueira, na Pampulha. Além disso, requerimentos para a realização de 17 visitas técnicas a unidades de saúde da Região Leste entre os dias 25 de outubro e 25 de novembro, todas solicitadas por Wilsinho da Tabu (PP), receberam o aval da comissão. As visitas têm o objetivo de observar fatores como a qualidade do atendimento das instalações. Confira aqui o resultado completo da reunião. 

Falta de medicamento e de água

Pedido de informação de Fernanda Pereira Altoé (Novo), que objetiva obter informações sobre o abastecimento e a distribuição do medicamento fenobarbital, está baseado em notícia veiculada pelo portal da Rádio Itatiaia, que, no dia 14 de outubro, denunciou a falta do medicamento há quase seis meses. O pedido solicita, também, a apresentação dos documentos relativos ao estoque, ao controle de distribuição, bem como o motivo do desabastecimento do medicamento e, ainda, a indicação do processo de compra para aquisição do medicamento.

A falta de abastecimento hídrico no Bairro Paraíso, região Leste de Belo Horizonte, é o tema do pedido de informação de Nikolas Ferreira à Copasa.  No pedido, Ferreira questiona a causa da falta de abastecimento de água no referido bairro e quer saber qual a previsão para a solução do problema. O vereador também indaga como a Copasa pretende reparar o dano causado aos moradores do bairro e pergunta se o mesmo problema está presente em outras regiões da cidade. 

Centros de saúde

Aprovado pedido de informação de Dr. Célio Frois sobre a transferência do Centro de Saúde do Bairro Jardim Alvorada para o Bairro Engenho Nogueira, na Pampulha. Endereçado ao secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, o requerimento explica que os usuários do sistema de saúde argumentam que o Centro de Saúde do Bairro Jardim Alvorada funciona na mesma localidade há mais de 40 anos, atendendo aproximadamente dez mil usuários, e a transferência para um local mais distante deixaria muitos deles sem assistência, prejudicando principalmente os mais idosos e as pessoas com dificuldade de locomoção. O parlamentar questiona a razão da transferência do referido centro para o Bairro Engenho Nogueira e também o número de usuários que ele atende por mês. Dr. Célio Frois quer saber, ainda, se o Bairro Engenho Nogueira já é assistido por outro Centro de Saúde e se a verba utilizada para construção da nova unidade não seria mais bem empregada na reforma e ampliação do centro de saúde atual. 

Também foram aprovadas 17 visitas técnicas a unidades de saúde da região Leste, as quais deverão acontecer entre os dias 25 de outubro e 25 de novembro, todas solicitadas por Wilsinho da Tabu. Nos requerimentos, o vereador explica que, em razão da pandemia do novo coronavírus, que atingiu a todos, ficou mais evidente a importância do sistema público de saúde e o comprometimento dos profissionais que se dedicaram ao combate a covid-19. Wilsinho da Tabu disse que este contexto evidenciou a necessidade de que o poder público reveja as estruturas do sistema de saúde, cabendo ao Poder Legislativo o papel de fiscalizar eventual omissão do Poder Executivo em estabelecer as condições necessárias para atender adequadamente a população de Belo Horizonte. As visitas solicitadas têm o objetivo de observar como está a qualidade do atendimento, das instalações para os usuários, a materialidade das unidades de saúde e as condições de trabalho dos servidores. Os requerimentos solicitam a presença das seguintes autoridades: o secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto; a integrante do Conselho Municipal de Saúde, Carla Anunciatta de Carvalho; o coordenador de Atendimento Regional Leste, José Henrique de Oliveira Neto; e o diretor Regional de Saúde Leste, Ewerton Lamounier Júnior. 

Na última semana de outubro, entre os dias 24 e 30, estão agendadas visitas técnicas aos seguintes endereços: no dia 25, às 10h, ao Centro de Saúde Marco Antônio Menezes (Rua Petrolina, nº 869, Bairro Horto), e às 11h, à Unidade de Pronto Atendimento Leste (UPA-Leste/Av. dos Andradas, nº 7260, Bairro Vera Cruz).  No dia 28, às 10h, visita ao Centro de Saúde Horto (Rua Anhanguera, nº 224, Bairro Horto), e às 11h, ao Centro de Saúde Horto – Anexo (Rua Monte Alverne, nº 151, Bairro Floresta).

O comparecimento ao Centro de Saúde Pompeia (Rua Leopoldo Gomes, nº 440, Bairro Pompeia), no dia 4 de novembro, às 10h, ao Centro de Saúde Granja de Freitas, no dia 11 de novembro, às 9h, e ao Centro de Saúde Mariano de Abreu (Rua Fernão Dias, nº 220, Bairro Casa Branca), no dia 25 de novembro, às 10, estão entre as outras visitas previstas. 

Estiveram presentes os seguintes membros efetivos da comissão: Dr. Célio Frois, José Ferreira (PP), Bim da Ambulância (PSD) e Léo (PSL), além dos vereadores Irlan Melo (PSD) e Duda Salabert (PDT).

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional