ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Parte dos serviços do Núcleo de Cidadania estão em funcionamento presencial

Agendamentos são feitos via portal e presença é reduzida para evitar aglomeração. Atendimento à mulher vítima de violência é sem marcação

sexta-feira, 25 Junho, 2021 - 15:15

Foto: Abraão Bruck/CMBH

Mantendo os atendimentos no formato remoto durante alguns meses em decorrência da pandemia, o Núcleo de Cidadania da Câmara de BH retomou alguns serviços presenciais. O local, que abriga sete serviços de grande demanda popular, atendia presencialmente cerca de 5 mil pessoas por mês antes da situação de calamidade em saúde que afeta a cidade. Com as restrições sanitárias, a unidade precisou se reorganizar e reformular horários e modo de acolhimento. Nesta etapa estão em funcionamento presencial, mediante agendamento pelo Portal CMBH, o Posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine), onde que é possível solicitar seguro-desemprego, a unidade do Procon e o Posto de Identificação, que oferece carteira de identidade e atestado de antecedentes. Inaugurado há um mês, já em formato presencial, o Ponto de Acolhimento e Orientação à Mulher em Situação de Violência segue aberto diariamente, das 8h às 17h, sem a necessidade de marcação. Permancem fechados ainda sem previsão de retorno o Refeitório e a Internet Popular. O Posto de Atendimento Pré-processual (Papre), unidade do TJMG voltada para a conciliação de demandas que ainda não se tornaram processo judicial, está em fase de migração para a internet, passando o atendimento a ser feito exclusivamente de forma remota.

“Estamos fazendo tudo para seguir com os atendimentos, mas evitar a aglomeração. Além disso, todos os serviços disponibilizam telefone ou e-mail para dúvidas e outras informações”, explicou o coordenador do Núcleo de Cidadania, Robson Firmino. 

Segundo Firmino, o retorno presencial trouxe também mudanças nas demandas acolhidas e nos horários que estão sendo intercalados para não haver aglomeração. Assim, o usuário deve ficar atento para as alterações:

  • Sine: atendimento presencial apenas para dar entrada no seguro-desemprego, mediante agendamento no Portal. Outras solicitações são atendidas pelo telefone ou e-mail. Horário: 8h às 17h
  • Procon: atendimento presencial limitado a oito pessoas/dia mediante agendamento via Portal. Horário: 8h às 17h
  • Posto de Identificação: atendimento presencial limitado a 25 pessoas/dia mediante agendamento via Portal. Horário 8h às 16h

Lucas de Freitas é morador da Lagoinha e foi ao Núcleo na manhã desta sexta-feira (25/6) para resolver junto ao Procon uma demanda sobre a compra de um plano de academia de ginástica. Ao contar que é a primeira vez que utiliza o serviço, o estudante destacou a importância do espaço e a agilidade no atendimento. “Fiz o agendamento pelo site há três dias e já me chamaram. Foi bem rápido. É muito bom este atendimento ser presencial, não conhecia e vi que aqui tem outros serviços”, contou.    

Modelo para outras cidades

Criado em 2001 com o objetivo de atender demandas da população e aumentar a proximidade do Legislativo com a sociedade, o Núcleo de Cidadania da Câmara de BH é reconhecido como modelo para outras instituições do país no desenvolvimento de projetos de promoção da cidadania. O Núcleo funciona no prédio da Câmara Municipal de Belo Horizonte e o acesso é pela Portaria 3 (estacionamento).  A unidade está localizada na Avenida Churchill, Bairro Santa Efigênia, próxima ao Hospital Mário Pena. 

Para informações sobre horários de atendimento e documentos necessários,  clique aqui.

Superintendência de Comunicação Institucional

Núcleo Cidadania - Atendimento Presencial