AUDIÊNCIA PÚBLICA

Parlamentares vão discutir efeitos da greve sanitária na educação infantil

Encontro vai tratar também do retorno às atividades e da segurança de alunos e professores

terça-feira, 11 Maio, 2021 - 11:15

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Para discutir a greve conclamada pelos educadores da rede municipal de ensino e os aspectos que envolvem o retorno às aulas durante a pandemia, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo vai realizar uma audiência pública, na quinta-feira (13/5), às 13h, no Plenário Helvécio Arantes.  Requerida pela vereadora Iza Lourença (Psol), a audiência tem na lista de convidados representantes do SindRede-BH, SindUte-MG e Sinpro-MG, além da secretária municipal de Educação, Ângela Dalben. Esta é a quinta vez que os vereadores convidam a secretária para debate sobre temas relacionados à volta às aulas na pandemia. Em nenhum dos encontros anteriores ela esteve presente. Vereadores e convidados participam da reunião por videoconferência e a população também pode participar do debate enviando perguntas, comentários e sugestões por meio de formulário eletrônico já disponível no Portal CMBH.

Retorno às atividades

Amplamente debatido na cidade, o retorno às aulas presenciais durante a pandemia é um assunto muitas vezes controverso e vem mobilizando parlamentares, o Executivo e a sociedade. Com argumentos favoráveis à volta dos alunos e contrários, a população se divide entre aqueles que querem os alunos dentro de sala de aula e aqueles que acham que o momento ainda não é o ideal.

Convocados pela Prefeitura para o retorno às atividades, os professores da rede municipal de BH optaram, em parte, pela greve sanitária. Parte dos professores não voltou ao trabalho presencial desde o dia 26 de abril, quando foram retomadas as aulas para crianças de até cinco anos. A categoria reivindica a manutenção do ensino remoto, a vacinação e é contra o corte do ponto, proposto pelo Executivo. Em reunião especial nesta segunda, a PBH informou que a adesão à greve atinge cerca de 25% dos professores e somente 7% das unidades escolares estão com atividades paralisadas por esse motivo.

Atualmente, a rede municipal de educação conta com 323 escolas, sendo 145 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e 178 Escolas Municipais de Ensino Fundamental, atendendo a aproximadamente 168.983 estudantes na Capital. O Município também conta com 207 creches da rede conveniada, que atendem 26.507 crianças.

Ausência e convocação

Tendo em vista as ausências constantes, a Comissão de Educação aprovou requerimento solicitando a convocação da secretária Municipal de Educação, Ângela Dalben, para esclarecer dados e critérios que embasaram as decisões relativas à reabertura das escolas. A reunião, para qual ela foi convocada, deverá ocorrer dentro de duas semanas. Para a audiência do dia 13 de maio Ângela Dalben foi convidada a participar.