ENFRENTAMENTO DA COVID

Comissão Especial quer informações sobre estoque e aplicação de vacinas e testes

Questões incluem número de unidades e políticas de utilização; declaração do prefeito sobre faxineiras terá de ser explicada

sexta-feira, 21 Maio, 2021 - 20:15

Foto: Bernardo Dias/CMBH

Requerimentos solicitando o encaminhamento de pedidos de informações ao prefeito Alexandre Kalil (PSD) e ao secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, referentes à disponibilização de vacinas à população e à realização de testes em unidades de saúde foram aprovados nesta sexta-feira (21/5) pela Comissão Especial de Estudo - Enfrentamento à Covid-19. Outros dois questionamentos a serem enviados aos mesmos destinatários pedem explicações sobre a declaração feita há um mês pelo prefeito à imprensa em entrevista coletiva, em que atribuiu a disseminação do vírus às faxineiras e arrumadeiras, e sobre a exclusão das feiras do decreto de reabertura de atividades publicado em 22 de maio de 2020, acompanhadas dos estudos que as fundamentaram.

O presidente da Comissão Especial, Dr. Célio Frois (Cidadania), e os titulares Ciro Pereira (PTB) e Pedro Patrus (PT) aprovaram quatro requerimentos de Nikolas Ferreira (PRTB) solicitando o encaminhamento de pedidos de informação à Prefeitura e à Secretaria de Saúde. O RC 490/21 indaga qual é o número de vacinas disponíveis, qual a média de doses aplicadas por dia, em quanto tempo a PBH planeja aplicar o restante das doses e qual o motivo desta grande quantidade de vacinas em estoque, tendo em vista a urgência de vacinar o maior número possível de pessoas. As questões se baseiam em dados divulgados no dia 19 de maio pela PBH, informando que das 1.439.825 doses destinadas a Belo Horizonte, 709.891 foram aplicadas como primeira dose e 299.694 foram aplicadas como segunda dose, restando ainda 430.240 doses a serem aplicadas.

Com relação aos testes de detecção do vírus, o RC 403/21 solicita o envio de pedido de informações sobre a quantidade de testes que Belo Horizonte possui hoje; se o paciente que chega aos postos de saúde ou hospitais públicos municipais com sintomas leves de covid-19 é testado; qual a política adotada pela Prefeitura e pela pasta da Saúde em relação à realização da testagem; e que circunstâncias determinam a realização preferencial dos testes.

Faxineiras e feirantes

O RC 402/21, também assinado por Nikolas, pede que a comissão questione os mesmos destinatários acerca da declaração feita por Kalil em entrevista coletiva à imprensa no dia 19 de abril, afirmando que faxineiras e arrumadeiras disseminam mais a covid-19 do que os ônibus lotados em BH. Considerando a menção do prefeito a um estudo da Secretaria de Saúde que teria constatado esse dado, o requerimento solicita o envio de uma cópia do referido material a fim de entender melhor a declaração proferida pelo chefe do Executivo.

A situação dos feirantes do município é tema de pedido de informação descrito no RC 404/21. Nele, a Prefeitura e a Secretaria serão questionadas sobre a existência de algum estudo que justifique o não retorno das feiras populares, haja vista a reabertura das demais atividades comerciais a partir do dia 22 de abril. Para compreender por qual motivo das feiras não terem sido mencionadas no Decreto 17.593/21, nem na entrevista coletiva do dia 19, o vereador solicita o envio do conteúdo integral do estudo e de uma explicação fundamentada à comissão.

Requerimento de Wesley (Pros) solicitando o envio de indicação ao prefeito para sugerir que o não fechamento do comércio hortifrutigranjeiro aos domingos seja avaliado junto ao Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 de Belo Horizonte foi rejeitado pelos integrantes da comissão por perda do objeto, uma vez que a atividade já voltou a funcionar nesses dias.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

7ª Reunião -Comissão Especial de Estudo - Enfrentamento à Covid-19