ARTICULAÇÃO CONJUNTA

Quatro partidos formam terceiro bloco parlamentar da Câmara

Bloco “Todos por BH” terá como líder Rogerio Alkimim (PMN) e conta ainda com Walter Tosta (PL), Léo (PSL) e Gilson Guimarães (Rede)

quinta-feira, 11 Fevereiro, 2021 - 12:00

Foto: Divulgação/CMBH

Quatro partidos se uniram para formar o terceiro bloco parlamentar da 19ª Legislatura (2021-2024) da Câmara Municipal de Belo Horizonte. O “Todos por BH” tem na sua composição quatro integrantes: Gilson Guimarães (Rede); Walter Tosta (PL); Léo (PSL), líder do governo; e Rogerio Alkimim (PMN), que liderará o grupo. Segundo Rogerio, a ideia é trabalhar de maneira prática e direta na aprovação de projetos de interesse da comunidade.

“A união deu-se, mesmo sendo de partidos diferentes, por nós quatro sermos lideranças do governo Kalil, e entendermos que um grupo mais enxuto facilitaria o foco e a comunicação das pautas e bandeiras defendidas em prol da população”, explicou o líder do bloco. Ainda segundo o vereador, o nome escolhido já mostra o objetivo que é unir a cidade em benefício de todos. “Queremos melhorar BH cada dia mais, por isso definimos esse nome, pois não há divisão quando o bem comum é nossa cidade e a população que nela habita”, sintetizou Alkimim.

Outros dois blocos já foram formados na Casa nessa legislatura. O bloco “Somos BH” é composto por três partidos e seis integrantes: Professor Juliano Lopes (PTC), líder; Wesley (Pros), vice-líder; José Ferreira (PP); Professora Marli (PP); Rubão (PP) e Wilsinho da Tabu (PP). O grupo acredita que com este número de vereadores será uma força importante dentro da Câmara. Já o bloco  “Democracia e Independência” tem seis partidos e sete integrantes: Ciro Pereira (PTB), Gabriel (Patri), líder do bloco, Henrique Braga (PSDB), Marcos Crispim (PSC), Nely Aquino (Podemos), Reinaldo Gomes (PMDB) e Wanderley Porto (Patri). O bloco foi o primeiro a ser formado nessa legislatura e tem como uma de suas propostas apresentar pautas que unam o Poder Legislativo Municipal.

Blocos e Bancadas

A articulação de vereadores na formação de blocos parlamentares pode estar relacionada à mudança recente do Regimento Interno da Câmara Municipal de Belo Horizonte que extinguiu a figura do líder de partido com apenas um representante. Vale lembrar que o termo bancada é o agrupamento organizado de, no mínimo, dois vereadores de uma mesma representação partidária. Desta forma, bancadas partidárias são constituídas por parlamentares; e blocos, por partidos.

Conforme o art. 35 do Regimento Interno, duas ou mais bancadas, por deliberação de seus componentes, poderão constituir bloco parlamentar sob liderança comum, perdendo as lideranças individuais suas atribuições, prerrogativas e vantagens legais e regimentais.

Ainda de acordo com o dispositivo do Regimento, o bloco parlamentar terá existência circunscrita à legislatura e receberá o mesmo tratamento dispensado às bancadas. A bancada integrante de bloco parlamentar não poderá fazer parte de outro concomitantemente.