TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Comissão vai vistoriar recentes alterações de trânsito no Bairro Mineirão

Visita técnica vai averiguar reclamações de moradores sobre condições de tráfego entre as Ruas Fidelcino Costa e Flor de Pitangueira

quinta-feira, 18 Fevereiro, 2021 - 17:30
2a_Reuniao_Ordinaria_Comissao_de_Desenvolvimento_Economico_Transporte_e_Sistema_Viario_ Telão ao fundo em videoconferência

Foto: Bernardo Dias/CMBH

As últimas mudanças no trânsito entre as Ruas Fidelcino Costa e Flor de Pitangueira, no Bairro Mineirão (Barreiro), têm gerado questionamentos entre moradores da região. Diante do cenário, o local será vistoriado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, no dia 4 de março, às 9h. A decisão favorável à realização da visita técnica foi tomada pelo colegiado nesta quinta-feira (18/2), em reunião ordinária, quando a comissão ainda tomou ciência da resposta do Executivo sobre projeto de construção de uma ponte no Vale do Jatobá, também na região do Barreiro.

De autoria do vereador Wanderley Porto (Patri), o requerimento para a realização de visita técnica à Rua Fidelcino Costa, na esquina com a Rua Flor de Pitangueira, solicita a presença da gerente da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) na Regional Barreiro, Maria Inês Oliveira Ferreira Franco, durante as atividades. De acordo com o autor do requerimento, as alterações no trânsito local têm provocado reclamações na comunidade.

O vereador Wesley (Pros) afirmou que a intervenção realizada pela BHTrans foi, no seu entendimento, “muito boa naquilo que diz respeito à mobilidade e à fluidez do trânsito". Ele pontuou que, "evidentemente, pode ter alguns moradores, alguns comerciantes, que queiram solicitar alguma nova alteração ou algo que julguem ser melhor para aquele trecho", concluiu o parlamentar, destacando que estará presente para acompanhar a visita. Também o vereador Rogerio Alkimim (PMN) confirmou sua presença na visita técnica.

Vale do Jatobá

A comissão recebeu da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura as informações solicitadas pelo vereador Wesley (Pros) sobre o andamento do projeto de construção de uma ponte para ligar a Avenida Haydée Abras Honssi à Avenida Senador Levindo Coelho, no Vale do Jatobá.

De acordo com Wesley, em 2017, a Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais havia informado que os projetos e orçamentos necessários para a realização da obra já estavam prontos e que a licitação da mesma estava prevista para acontecer no início de 2018. Contudo, até o momento, não haveria indícios de obra no local.

Em resposta ao requerimento assinado pelo vereador, o Executivo informou que foi constatada a necessidade de revisão estrutural do projeto, concluído em 2015. Deste modo, o empreendimento encontra-se em fase de elaboração de edital para contratação de novos projetos, com cronograma previsto para o período entre junho e novembro deste ano.

O vereador Wesley afirmou que continuará cobrando do Poder Executivo para que a obra saia do papel, uma vez que, de acordo com o parlamentar, esta é uma intervenção reclamada há anos pela comunidade.

Participaram da reunião os vereadores Braulio Lara (Novo), Gilson Guimarães (Rede), Henrique Braga (PSDB), Rogerio Alkimim e Wesley.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação institucional

2ª Reunião Ordinária - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário