Notícias

Vereadores fiscalizam postos de saúde na região sul da capital

Vereadores fiscalizam postos de saúde na região sul da capitalAs unidades de saúde da Vila Cafezal e Conjunto Santa Maria, na região sul de Belo Horizonte, receberam a visita dos vereadores da Comissão de Saúde e Saneamento, na tarde dessa terça-feira (12/7), dando continuidade ao trabalho de fiscalização nos postos de saúde da capital. Durante a inspeção, os vereadores Reinaldo “Preto Sacolão” (PMDB), presidente da comissão, e Márcio Almeida (PRP) encontraram poucas reclamações com respeito ao atendimento e à estrutura das unidades.

A única queixa foi a distância do Centro de Saúde Cafezal em relação à região atendida. A unidade está funcionando provisoriamente na Rua do Ouro, no Bairro Serra, já que o antigo imóvel que abrigava o posto de saúde, na Vila Cafezal, foi fechado há cerca de dois anos para reforma.

Além da demora na conclusão das obras, usuários reclamam do longo caminho que têm que percorrer. Segundo eles, o deslocamento é difícil, principalmente para idosos, crianças e pessoas com mobilizadade reduzida. “Aqui fica a nove quarteirões do antigo posto e, quando não dá pra vir a pé, a gente tem que pegar ônibus ou pedir a algum vizinho pra nos trazer”, contou a cabeleireira Tereza Alves, que aguardava atendimento no momento da vista dos vereadores.

Durante a vistoria, não foi fornecida nenhuma justificativa para a demora na conclusão da reforma. Representantes do Centro de Saúde Cafezal informaram apenas que a unidade atende cerca de 9 mil pessoas das vilas Cafezal e Nossa Senhora de Fátima, em média de 150 pessoas por dia. A unidade conta com quatro equipes do Programa Saúde da Família e um total de sete médicos. 

O  vereador “Preto Sacolão” avaliou que o atendimento é regular, mas observou que a distância no deslocamento tem trazido transtornos aos moradores. “Ouvi relatos de pessoas que chegam a usar dois ônibus pra chegar até aqui e outras que deixam de vir devido à distância”, disse.

Conjunto Santa Maria

A comissão de Saúde visitou ainda o Centro de Saúde Conjunto Santa Maria, também na região sul da cidade. Os vereadores observaram que alguns consultórios não têm janelas, o que dificulta a circulação de ar. De uma maneira geral, contudo, os vereadores gostaram da estrutura e não encontraram reclamações sobre o atendimento.

A médica generalista Maria do Carmo Mendes garantiu que todos os pacientes são atendidos no mesmo dia. Segundo ela, as duas equipes do Programa Saúde da Família são suficientes para atender a demanda naquela região. A unidade conta também com três dentistas, que trabalham diariamente.

O vereador Márcio Almeida avaliou de maneira positiva o posto. “O atendimento aqui é bom, até porque a demanda é pouca. A estrutura é exemplar para outros postos de saúde”.

Ao final do dia, os vereadores visitaram a sede da empresa que presta serviços à Prefeitura para manutenção mecânica das ambulâncias do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU), onde não foram encontradas irregularidades.

O gerente comercial da empresa, Marco Antônio Loureiro, informou que todos os veículos do SAMU passam pela oficina para manutenção preventiva e que a empresa possui ambulâncias próprias para substituir provisoriamente aquelas que estiverem em reparo. Isso garante, segundo ele, que o atendimento à população não fique prejudicado por falta de veículos.

Iniciadas na semana passada, as visitas técnicas da comissão vão prosseguir nos meses de julho e agosto. Ao final, será produzido um relatório a ser apresentado em audiência pública em setembro.