Notícias

Novos projetos sobre a área tramitam na Câmara

{mosimage}Criação da Fundação Municipal de incentivo ao esporte olímpico e da “Jornada Esportiva” para estimular a prática de atividades físicas na capital são temas de projetos que começaram a tramitar na Câmara Municipal de BH e foram publicados no Diário Oficial do Município, no último sábado (30/7).
{mosimage}Criação da Fundação Municipal de incentivo ao esporte olímpico e da “Jornada Esportiva” para estimular a prática de atividades físicas na capital são temas de projetos que começaram a tramitar na Câmara Municipal de BH e foram publicados no Diário Oficial do Município, no último sábado (30/7).

De autoria do vereador Joel Moreira Filho (PTC), o PL 1770/2011 autoriza o Poder Executivo a criar a Fundação Municipal de incentivo ao esporte olímpico. O objetivo é estimular o esporte olímpico, através de ações de divulgação, assim como oferecer apoio ao esportista que deseja iniciar algum treinamento ou que está em fase de aperfeiçoamento.

Segundo a justificativa do vereador, a prática de esportes reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica, e distancia os adolescentes da criminalidade. “São de suma importância políticas públicas que apóiem o esportista de baixa renda que tem vontade de se dedicar ao esporte.”

O projeto prevê que a receita da Fundação poderá ser constituída por doações regulamentadas pela Lei Municipal n° 9.069/2005, que institui a política municipal de incentivo ao esporte e ao lazer, alem de convênios e acordos de cooperação, doações.

Já o PL 1763/2011, do vereador Daniel Nepomuceno (PSB), institui no município a "Jornada Esportiva", uma campanha de incentivo à prática de esportes com a promoção de atividades e eventos para todas as faixas etárias, com diversas modalidades, em todas regionais.  O evento deve ser realizado anualmente em agosto. 

Os dois projetos tramitam na Comissão de Legislação e Justiça e vão passar por outras comissões permanentes antes da apreciação do Plenário em 1º turno.

Superintendência de Comunicação Institucional