PÓS-ELEIÇÕES

Desativadas desde 15 de agosto, redes sociais da CMBH voltam ao ar

Medida atendia lei eleitoral, que também impôs restrições ao conteúdo das notícias e indisponibilidade temporária de matérias

segunda-feira, 16 Novembro, 2020 - 17:30

Imagem: Divulgação CMBH

Nesta segunda-feira (16/11), um dia depois das eleições municipais de 2020, findaram-se as vedações impostas pela legislação eleitoral (Lei nº 504/1997) à comunicação institucional de órgãos administrativos cujos cargos estavam sendo disputados, como a Câmara Municipal de Belo Horizonte. Isso significa que os perfis gerenciados pela CMBH nas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) serão reativados, assim como as notícias publicadas no Portal CMBH não mais precisam deixar de citar nomes de vereadores candidatos e as matérias veiculadas até 15 de agosto deste ano podem voltar ao ar. A conduta da Superintendência de Comunicação Institucional da Casa nos três meses aque antecederam o pleito atendia recomendação da Procuradoria do Legislativo. Durante o período eleitoral, a única rede social mantida foi o Flickr, que dá acesso a fotos da instituição.

Os seguidores da Câmara de BH voltam a ser atualizados, pelos stories e pelo feed, sobre os principais fatos do dia a dia do Legislativo, como projetos apreciados nas comissões e no Plenário, leis publicadas, temas de audiências públicas e visitas técnicas, entre outros assuntos. Toda sexta-feira, a pílula “Destaques da Semana” traz um resumo dos acontecimentos mais importantes, facilitando o acompanhamento das atividades e debates pela sociedade. O Instagram da Câmara Municipal é @camarabh. Já os perfis no Twitter e no Facebook são @camaradebh.

Para os meses de novembro e dezembro, está prevista nas redes sociais da Casa uma campanha comemorativa dos 30 Anos da Lei Orgânica do Município de Belo Horizonte (LOMBH), a principal lei da cidade, equivalente à Constituição no âmbito municipal. A LOMBH representou um marco na história da capital, ao apresentar princípios e diretrizes que garantem a participação cidadã no processo político e a inclusão social. É ela, por exemplo, que institui mecanismos como o plebiscito e os projetos de iniciativa popular.