Escola do Legislativo

Câmara Municipal de Anchieta (ES) se espelha em modelo da CMBH

Câmara Municipal de Anchieta (ES) se espelha em modelo da CMBHA presidente da Câmara Municipal de Anchieta (ES), vereadora Dalva da Matta (PDT), conheceu, nesta quinta-feira, 20 de janeiro, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte com o objetivo de implementar o mesmo modelo em sua cidade.

Para Dalva da Matta, a Escola do Legislativo de Belo Horizonte é “referência em educação para a cidadania. A parlamentar comentou que escolas do legislativo são importantes para “quebrar tabus” com relação ao trabalho dos vereadores. “As pessoas não gostam de política, porque não conhecem política”, disse.

“Anchieta até possui uma estrutura montada para gerir uma escola, mas ela é vinculada a uma fundação. O que nós entendemos, entretanto, até por uma questão constitucional, é que a Escola do Legislativo tem que ser ligada à Câmara Municipal”, explicou Matta.

Acompanhada da vice-presidente da Câmara Municipal de Anchieta, vereadora Terezinha Mezadro, e do Diretor-Geral da Casa, Adson Nogueira, Dalva da Matta foi recebida pelo gerente da Escola do Legislativo da CMBH, Marcos Mudadu.

Marcos afirmou que continuará trocando experiências com os visitantes: “A presidente e a vice-presidente da Câmara de Anchieta ficaram muito interessadas em nosso modelo de Escola e motivadas a implementá-lo. A visita foi muito proveitosa e nós vamos continuar mantendo contato a fim de trocarmos experiências”, disse Mudadu

Escola do Legislativo da CMBH

A Escola do Legislativo foi criada em agosto de 2007 com o objetivo de aproximar a Câmara dos cidadãos, potencializar o debate político, fortalecer o processo legislativo, capacitar servidores, cidadãos e agentes políticos e gerar conhecimento e pesquisa na área legislativa.

Marcos Mudadu explica que, para a realização de cursos e seminários, a Escola mantém convênios e parcerias. Vários programas são realizados pela Escola do Legislativo visando a educação para a cidadania política, fornecendo conhecimentos sobre as funções dos vereadores e a importância da participação da população na vida política do município.

Alguns dos programas mantidos pela Escola são: Conheça a Câmara, Voto cidadão, Armazém da Escola, Câmara Mirim, Parlamento Jovem e Fórum Metropolitano.

Conheça mais sobre os eventos e programas mantidos pela Escola do Legislativo da CMBH.

Responsável pela informação: Superintendência de Comunicação Institucional