Audiência pública reúne centenas de pessoas para discutir problemas viários
Um grande número de moradores compareceu à reunião promovida pelo vereador Carlúcio Gonçalves (PR) na noite de terça-feira (9/8) em uma igreja do bairro Serra Verde para discutir com representantes do poder público os problemas de circulação e a sobrecarga do transporte coletivo gerados pela instalação da Cidade Administrativa no local. As demandas apresentadas serão encaminhadas à Prefeitura e à BHTrans e poderão envolver o legislativo estadual.
De acordo com o vereador, que presidiu a audiência, algumas demandas da população da região já haviam sido encaminhadas através de seu gabinete ao secretário municipal de Governo Josué Valadão. Os moradores querem o alargamento, a implantação de semáforos e locais de travessia na Av. Leontino Francisco Alves, principal artéria do bairro, além da construção de rede fluvial para evitar alagamentos na via.
“A região vem crescendo vertiginosamente devido à migração urbana para o entorno da Cidade Administrativa, causando impactos populacionais, comerciais e de mobilidade nos bairros adjacentes”, explicou Carlúcio. Uma das consequências desse adensamento é a sobrecarga das linhas de ônibus que, segundo os moradores, vêm operando com poucos carros, sempre atrasados e superlotados.
Entre as sugestões apresentadas pela população dos bairros Serra Verde, Minascaixa e Canaã para os problemas observados nas linhas 609, 637, 2207 e 5517 estão o aumento da frota e alterações no itinerário, oferecendo alternativas de circulação entre a região e o centro da cidade sem passar pela Cidade Administrativa. Os moradores também querem que a linha 5517 volte a circular nos domingos e feriados.
Parques
Outra demanda da população tratada na ocasião foi a implantação dos parques Linear e Serra Verde, incluídos entre as contrapartidas devidas pelo Estado à região pela construção da Cidade Administrativa. Segundo Carlúcio Gonçalves, medidas como a revitalização de escolas e postos de saúde e a construção do prédio da Associação dos Moradores já foram realizadas, mas a implementação dos parques ainda não foi concluída.
O vereador informou que sugeriu ao ex-vereador e deputado estadual Fred Costa (PHS), que estava presente na reunião, a solicitação de audiência pública na Assembleia Legislativa para discutir a questão.
Participação popular
Durante a audiência, que contou com a participação de mais de 400 moradores da região, foram exibidos slides mostrando os problemas enfrentados e as pessoas tiveram a oportunidade de manifestar suas queixas, opiniões e apresentar sugestões, confirmando a eficácia da realização de audiências nos próprios locais das demandas, facilitando o comparecimento dos interessados.
Carlúcio fez questão de agradecer ao Padre Aroldo pela cessão da Capela Santa Edwiges e à Sra. Inez Maria, presidente da Associação dos Moradores do Serra Verde, pela mobilização da comunidade. “Foram contribuições essenciais para o sucesso da reunião”, afirmou.
Também participaram do encontro os vereadores Daniel Nepomuceno (PSB), Silvinho Rezende (PT) e João da Locadora (PT); a titular e adjunto da Secretaria de Administração Regional Venda Nova, Flávia Mourão e Claudinei; o representante da Secretaria Municipal de Governo e da BHTrans, Givaldo de Vasconcelos; e José Cunha, do Conselho Regional de Transporte e Trânsito (CRTT) Venda Nova.
Superintendência de Comunicação Institucional