Notícias

Atuação de Conselhos Municipais será discutida em audiência pública na Câmara

Atuação de Conselhos Municipais será discutida em audiência pública na CâmaraA atuação dos Conselhos Municipais de Política Urbana, Meio Ambiente e de Patrimônio Cultural de Belo Horizonte será discutida em audiência da Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal, no dia 29 de agosto.  A realização de outras três audiências públicas também foi aprovada pela comissão na reunião dessa segunda-feira (8/8), na qual também foram aprovados três projetos de lei em 1º turno.

A audiência sobre o papel dos conselhos municipais foi solicitada pelo vereador Adriano Ventura (PT) e será realizada para tratar do PL 1736/11, que tramita em 1º turno na Comissão de Legislação e Justiça. Assinada por 18 vereadores, a proposta tem a finalidade de regulamentar o artigo 29 da Leio Orgânica de Belo Horizonte, que dispõe sobre os atos considerados decisórios e de relevância para a cidade que deverão ser publicados para produzir efeitos.

O PL discrimina esses atos como sendo os deliberados pelos conselhos de Política Urbana (COMPUR), Meio Ambiente (COMAM) e de Patrimônio Cultural (CDPCM). Assim, de acordo com a proposta, as decisões desses conselhos terão que ser apreciadas pela Câmara Municipal.

Mais audiências públicas

A comissão aprovou ainda a realização de mais três audiências públicas. Em uma delas, no dia 22 de agosto, será discutida a urbanização da rua São Dimas, no bairro São Gabriel. A reunião foi pedida pelo vereador Reinaldo “Preto Sacolão” (PMDB). Ainda não foi definido o horário da audiência.

Já o vereador Hugo Thomé (PMN) solicitou duas audiências, com data e horário a serem definidos. A primeira é para tratar da revisão do plano de carreira dos servidores da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). Na outra, será debatido o processo de aprovação do bairro Estrela do Oriente.

Esta será a quarta vez que a Câmara realiza reunião para tratar dessa questão. A última foi em junho, quando representantes de órgãos públicos se comprometeram a criar uma comissão de estudos para tentar solucionar o problema.

Projetos de Lei

Entre os projetos de lei aprovados em primeiro turno está o PL 1471/11, apresentado por Joel Moreira Filho (PTC).  O projeto obriga que escolas públicas e privadas de Belo Horizonte disponibilizem espaço apropriado para amamentação. Para Joel Moreira, é cada vez mais comum a presença alunas/mães e a iniciativa poderia evitar que muitas delas parem os estudos.

Assista ao vídeo da reunião

Confira outros projetos aprovados:

PL 1698/11 – Autoriza a alienação, na forma de venda em hasta pública ou permuta, de imóveis públicos municipais.
Autoria: Executivo

PL 1728/11 – Autoriza a contratação, mediante processo licitatório, de parceiro privado, para a prestação de serviços de apoio e infraestrutura à Rede de Atenção Primária à Saúde de Belo Horizonte.
Autoria: Executivo

Participaram da reunião os vereadores João Oscar (PRP), presidente da comissão, Bruno Miranda (PDT), Daniel Nepomuceno (PSB), Henrique Braga (PSDB), Hugo Thomé (PMN) e Iran Barbosa (PMDB).

Superintendência de Comunicação Institucional