Alunos do ensino fundamental visitam a Câmara
O encontro contou com a participação do vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (PHS), que explicou aos estudantes como são criados os projetos de lei e como se dá sua tramitação até a transformação em lei municipal. Ele também falou sobre as funções e o trabalho dos vereadores e respondeu a perguntas das crianças, como “o que uma pessoa tem de ser para se tornar vereador?”
Em seguida os estudantes foram conduzidos à galeria do Plenário Amynthas de Barros, onde tiveram a oportunidade de assistir parte da sessão plenária e foram saudados por alguns dos vereadores presentes. “O que mais gostei foi de ver os vereadores discutindo sobre as leis”, disse Iasmin, de 11 anos, após presenciar alguns pronunciamentos no plenário.
Após um lanche na cantina da Casa, os alunos foram recebidos por Sérgio Fernando em seu gabinete para conhecerem o local de trabalho do vereador, sua equipe e equipamentos. “Vereador, o senhor tem MSN? Me adiciona”, empolgou-se um aluno.
“Mais do que conhecer a sede e o funcionamento do Legislativo, a visita ajuda a promover a conscientização sobre a importância da participação política”, destacou o vereador Sérgio Fernando, que fez o convite à Escola e participou da atividade. “É muito positivo que, desde criança, o cidadão saiba que pode e deve participar das decisões que afetam sua vida e de sua comunidade”, completou.
Futuros vereadores
De acordo com a professora Rosângela Gonçalves, que acompanhou e ajudou a conter a natural agitação da ruidosa turminha, a atividade representou uma abertura para que o tema da política seja trabalhado em sala de aula e foi muito importante para as crianças entenderem que “não adianta só querer, é preciso correr atrás, participar e cobrar”.
Ao serem perguntados pela reportagem sobre quem gostaria de ser vereador quando crescer, quase todos levantaram a mão. Entre as medidas propostas pelos futuros parlamentares estariam “garantir a segurança nas escolas e nas ruas” e “ajudar as pessoas pobres”.
Portas abertas
Promovido pela Escola do Legislativo da CMBH, o projeto Visite a Câmara é aberto a qualquer pessoa, grupo ou entidade, como escolas, ONGs e associações comunitárias, interessada em conhecer o Legislativo Municipal. As visitas orientadas apresentam aos participantes a Casa e sua estrutura funcional, além de informações sobre o Poder Legislativo, o papel do vereador e as formas de participação dos cidadãos, com o objetivo de promover a aproximação da sociedade com a instituição.
Indivíduos ou grupos que quiserem participar devem preencher formulário de inscrição no site da Escola do Legislativo.
Superintendência de Comunicação Institucional