Debate será sobre soluções para catadores de materiais recicláveis na pandemia

Com as atividades e a renda negativamente impactadas pelo novo coronavírus, catadores querem proteção à saúde e oportunidade de trabalho

sexta-feira, 16 Outubro, 2020 - 16:00

Foto: Flickr PBH

As soluções propostas pelo Poder Executivo para redução dos impactos da pandemia nos catadores de materiais recicláveis e suas cooperativas serão debatidas na próxima segunda-feira (19/10), às 13h, pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor. Desde o início da pandemia, em Belo Horizonte, o Executivo Municipal suspendeu a coleta seletiva, tanto de porta em porta quanto dos chamados pontos verdes. A medida, que tem o objetivo de proteger os trabalhadores e evitar a disseminação do coronavírus por materiais recicláveis, acabou por prejudicar as atividades dos catadores e a sustentabilidade ambiental da cidade. Para debater alternativas que permitam conjugar a proteção contra o vírus e a retomada do trabalho de catadores, estarão reunidos, na audiência pública, representantes da PBH, de cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis e da UFMG.

Durante a pandemia, trabalhadores de materiais recicláveis têm recebido auxílio emergencial e cesta básica, dada a dificuldade de manterem suas atividades laborais e sua renda. Neste momento, contudo, espera-se diálogo e tomadas de decisões que garantam os cuidados com a saúde dos catadores, bem como a oportunidade de trabalharem.

Estão convidados para a audiência: o superintendente da SLU, Genedempsey Bicalho Cruz; a presidente da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável de Belo Horizonte (Asmare), Janete Pereira dos Santos; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Claúdio Chaves Beato Filho; a representante da Cooperativa dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região (Cooperssoli), Nely Medeiros;  a integrante da Coopesol, Vilma da Silva Estevan; o representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Luiz Henrique; e representante da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).