RISCO DE CONTAMINAÇÃO

Profissionais da educação temem volta ao trabalho presencial em meio à pandemia

Em audiência pública, Secretaria Municipal de Educação afirmou que irá reduzir carga-horária para evitar encontro entre servidores 

quinta-feira, 17 Setembro, 2020 - 18:15

Foto: William Delfino/CMBH

O trabalho presencial nas escolas da Rede Municipal de Educação e o retorno das aulas em Belo Horizonte, suspenso devido às medidas de isolamento frente à Covid-19, foi debatido nesta quinta-feira (17/9), em audiência pública da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo. Funcionários da área administrativa das unidades de ensino têm se mobilizado contra o retorno das atividades presenciais. Com os números da pandemia crescendo no país, os servidores encaram com apreensão e insegurança a volta ao trabalho nas escolas. Belo Horizonte contabiliza 1.144 mortos e mais de 37 mil casos confirmados. 

A Secretaria Municipal de Educação deu detalhes do processo de retomada dos trabalhos e das medidas de segurança para proteger os funcionários das escolas. A subsecretária Natália Araújo explicou que o retorno está condicionado ao preparo dos locais de trabalho, para que todos tenham a oportunidade de trabalhar sem nenhum risco e com toda a proteção garantida. Ela esclareceu que essa retomada tem acontecido pouco a pouco, assim que cada direção escolar implementar todas as condições de protocolo que foram aprovadas pelo comitê junto a Secretaria Municipal de Saúde.

Araújo enfatizou que as secretarias das escolas não podem parar e, para que não haja encontro de muitos profissionais dentro no mesmo local, o plantão de seis horas será reduzido para quatro horas diárias. Duas pessoas ou mais não poderão atuar no mesmo espaço e haverá a esterilização completa do ambiente entre uma jornada e outra. 

Na conversa, a representante do Executivo garantiu um retorno gradativo e suave, respeitando a necessidade do trabalho para a população, mas também com muita segurança, conforto e diálogo com a categoria. “A gente sabe que é um momento difícil para todos, sair de casa causa aflição em todo mundo, mas a gente tem que ir ponderando pouco a pouco. Temos que pensar na cidade que precisa se articular em torno de funcionamentos essenciais”. Sobre o retorno das aulas presenciais, a Secretaria Municipal de Educação afirmou que existe um diálogo com a categoria construindo convergências e enfrentando as divergências para garantir a segurança dos alunos, professores e funcionários das escolas. 

Reivindicações do setor 

De acordo com os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede/BH), ainda que escolas adotem medidas de segurança e que elas sejam cumpridas, o risco de contágio é grande. O Sind-Rede aponta que os transportes públicos representam situações potenciais de contaminação. 

Diretora do sindicato, Andrea Carla reivindicou o teletrabalho: “eu peço que todos os esforços sejam no sentido de que os trabalhadores não precisam ir às escolas, que eles façam o trabalho na segurança de suas casas.Transporte público é um vetor de contaminação e nós não queremos mais ninguém doente". Carla afirmou também que os trabalhadores do setor não estão se recusando a cumprir as atividades, mas temem levar para casa o vírus e infectar os parentes, em especial os de risco, mais vulneráveis à doença.

Encaminhamentos

Durante o encontro, ficou acertado que o Sind-Rede/BH irá encaminhar aos vereadores presentes na audiência e à Secretaria Municipal de Educação um documento elaborado pelos trabalhadores da administração das escolas contendo as reivindicações do setor.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

Audiência pública para debater sobre trabalho presencial nas Escolas Públicas da Rede Municipal de Educação e o retorno das aulas presenciais em BH - 24ª Reunião Ordinária - Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo