EDUCAÇÃO

Comissão sugere elaboração de diretrizes para educação infantil durante a pandemia

Também foi aprovado pedido de informação à PBH sobre obras em escola infantil atingida pelas chuvas no inicio do ano

quinta-feira, 23 Julho, 2020 - 17:45

A formação de uma comissão especial para a elaboração de diretrizes específicas para a educação infantil durante a pandemia do novo coronavírus será sugerida pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo ao Conselho Municipal de Educação. O envio de indicação ao órgão foi aprovado em reunião nesta quinta-feira (23/7). O objetivo é promover o diálogo entre os diversos sujeitos que constroem a educação para bebês e crianças na cidade, a partir da escuta das comunidades escolares, definindo ações para o retorno seguro às atividades presenciais. A Comissão de Educação também vai pedir informações à Prefeitura sobre a reforma da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Capivari, no Bairro Serra, atingida pelas fortes chuvas que causaram estragos na capital nos primeiros meses do ano. 

O envio da indicação ao Conselho Municipal foi decidido em audiência pública realizada pela Comissão no dia 16 de julho, quando foi debatida amplamente toda a rede de educação infantil na cidade. “Uma comissão com riqueza de pensamentos e ideias para que a gente possa estar em movimento, pensando na educação da cidade, pensando, sobretudo, nas crianças que precisam de um atendimento prioritário, principalmente as que estão em situação de vulnerabilização social", destacou a vereadora Cida Falabella (Psol), uma das autoras do requerimento. 

Emei Capivari

Interditada após as estragos decorrentes das chuvas que atingiram a cidade no início do ano, a Emei Capivari passaria por obras. Os vereadores vão perguntar à Secretaria Municipal de Educação se foram realizadas avaliações técnicas para dimensionar os danos causados no prédio, quais as medidas emergenciais foram adotadas para manutenção da estrutura da escola se alguma obra teve início no local. O pedido de informação também questiona se, em caso de retorno das atividades presenciais, a Emei está preparada para receber as crianças matriculadas. 

Segundo Cida Falabella, a situação da Emei Capivari é preocupante: “é uma questão grave porque nós tivemos uma fala do prefeito que diz que todas as obras referentes ao tratamento da cidade por conta das chuvas já tinham sido efetuadas; como que ficam então as obras da Emei?". Ela salientou a importância da escola para a comunidade e a questão da segurança dos funcionários, alunos e familiares. "As professoras, diretoras, estão temerosas. Se essas obras não forem feitas não terão condições de receber os alunos e isso coloca essas crianças em risco, coloca todas as famílias em risco, é um impacto muito grande”, comentou. 

Ao votar pelo acolhimento da solicitação, o vereador Arnaldo Godoy (PT) lembrou que outras escolas também passam por essa situação delicada. O presidente da Comissão cobrou um posicionamento da Prefeitura: “é preciso que a prefeitura nos informe como andam essas obras de reparação e sustentabilidade”. 

Estiveram presentes remotamente  na reunião a vereadora Cida Falabella e os vereadores Arnaldo Godoy e Cesar Gordin (Pros).

Confira aqui o resultado completo da reunião.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional