EDUCAÇÃO E CULTURA

Vereadores aprovam pedido de informações sobre volta às aulas após chuvas

Reunida nesta manhã, Comissão também recebeu convite para as audiências públicas de prestação de contas dos anos de 2019 e 2020

quinta-feira, 13 Fevereiro, 2020 - 12:15

Foto: Bernardo Dias/CMBH

Reunida na manhã desta quinta-feira (13/2), a Comissão de Educação Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo realizou sua segunda reunião ordinária do ano de 2020, quando foi apreciado requerimento com pedido de informações dirigido ao Executivo Municipal sobre a volta às aulas nas escolas após as fortes chuvas ocorridas na cidade. Ainda durante o encontro, foi dada ciência aos vereadores sobre o convite enviado pela Comissão de Orçamento e Finanças Públicas para a participação nas audiências públicas de prestação de contas dos poderes Legislativo e Executivo para os anos de 2019/2020. Estiveram presentes ao encontro os vereadores Arnaldo Godoy (PT), César Gordin e Cida Falabella (Psol). Confira aqui o resultado completo da reunião.

Impactos das chuvas

Os impactos das fortes chuvas na cidade continuam recebendo a atenção dos parlamentares, e durante o encontro foi aprovado por unanimidade o Requerimento de Comissão 53/2020 com um pedido de informações ao prefeito Alexandre Kalil sobre a volta às aulas nas escolas de BH, tendo em vista o grande número de famílias atingidas pelas fortes chuvas no início do ano.

De autoria do vereador Gabriel (sem partido), a solicitação pede respostas a seis questões: 1) se as 30 escolas que sofreram danos em razão das fortes chuvas, segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, já receberam os reparos necessários para garantir a segurança dos alunos; 2) qual o número atualizado de unidades de ensino municipais que sofreram danos pelas chuvas; 3) se foi realizado o cadastramento das crianças que estão desabrigadas por causa das chuvas; 4) se houve remanejamento de matrículas para garantir o acesso mais próximo dos locais de abrigo, 5) se existem meios de transporte disponibilizados a essas famílias atingidas pela chuva, para garantia de acesso aos locais de ensino? e 6) quais as ações para garantir a matrícula das pessoas em situação de maior vulnerabilidade atingidas pelos temporais.

Prestação de Contas

Ainda durante a reunião foi dada ciência, por meio do Ofício Dirleg nº 130/2020, da Comissão de Orçamento e Finanças Públicas, a respeito do convite para as audiências públicas de prestação de contas dos Poderes Legislativo e Executivo, referentes aos anos de 2019/2020. De acordo com a mensagem enviada, as reuniões acontecerão sempre às 13h30, no Plenário Amynthas de Barros, seguindo o seguinte calendário, durante o ano de 2020:

- Em 27/2 apresentação das contas relativas ao 3º quadrimestre de 2019;

- Em 27/5 apresentação das contas relativas ao 1º quadrimestre de 2020 e

- Em 29/9 apresentação das contas relativas ao 2º quadrimestre de 2020

Adiado

De autoria do vereador Arnaldo Godoy (PT), o PL 876/19 que propõe a criação da Rua da Literatura precisou ter sua apreciação adiada para a próxima reunião da Comissão, pois como autor da proposta o parlamentar não poderia votar. A atividade cultural proposta por Godoy objetiva promover as livrarias de rua, as editoras e os escritores independentes, como importante espaço de convivência entre leitores e livros.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

2ª Reunião Ordinária - Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo