ALAGAMENTOS

Obras contra enchentes na região da Vilarinho estão em andamento e dentro do prazo

Comissão vistoriou intervenções nos córregos Lareira e Marimbondo; expectativa é de que sejam concluídas até o 2º semestre de 2020

terça-feira, 15 Outubro, 2019 - 20:00
obra de contenção em córregos na região da Avenida Vilarinho

Foto: Heldner Costa / CMBH

As obras de tratamento de fundo de vale e controle de cheias na bacia do córrego do Nado, que compreende a sub-bacia do córrego Lareira e sub-bacia do córrego Marimbondo, na região de Venda Nova, foram vistoriadas nesta terça-feira (15/10), pelo presidente da Comissão Especial de Estudo que busca soluções para as enchentes da Avenida Vilarinho, vereador Dr. Nilton (Pros). O parlamentar atestou que as obras estão em andamento e dentro do prazo previsto. A expectativa é de que estejam conclusas até o 2º semestre do ano que vem.

Em relação ao córrego Lareira, o vereador explica que sua canalização está bem adiantada e que serão construídas duas bacias para controle de detenção de cheias emFoto: Heldner Costa/ CMBH concreto. Quanto ao córrego Marimbondo, o vereador constatou que metade do túnel de 250m previsto para o curso d’água já foi executada. Em ambos os córregos será realizado o tratamento de fundo de vale. “Pudemos nos certificar de que as obras estão a todo vapor e dentro do prazo”, assegura Dr. Nilton.

De acordo com a Prefeitura, o investimento total será de cerca de R$ 34 milhões, incluindo a demolição de edifícios desapropriados para a construção de faixas de preservação dos cursos d’água; a construção de galerias e de canais em concreto armado; a implantação de rede de drenagem, interceptores de rede de esgotos e redes coletoras; além da construção de praças.

Parque Ecológico São João Batista

Desde setembro de 2016, quando entrou em vigor lei - originária de projeto do vereador Dr. Nilton - autorizando o Executivo a criar o Parque Ecológico São João Batista, a comunidade local aguarda a implantação desse espaço de lazer e convivência em área localizada entre as ruas Augusto Franco, Professor Aimoré Dutra e Doutor Álvaro Camargo. O autor do projeto, que há três anos vigora na forma da Lei 10.971/16, afirma que o Executivo se comprometeu a implantar o parque logo após a conclusão das obras do córrego Lareira, o que está previsto para ocorrer no 2º semestre de 2020.

O parlamentar acredita que a criação do parque ecológico vai resolver o antigo problema de insegurança que aflige aqueles que transitam nas proximidades do local em decorrência do abandono a que a área foi submetida. Além disso, a comunidade espera que, com a implantação do parque, o uso do local para descarte ilegal de lixo também chegue ao fim, de modo a inibir a proliferação de pragas urbanas naquela área.

Visita técnica - Vistoriar a obras do Córrego do Marimbondo-  Comissão Especial de Estudo