TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Integração entre metrô e linhas suplementares será tema de audiência da comissão

Redução de tarifas, alterações de itinerário e disponibilização de linhas também estarão em pauta; dez visitas técnicas vão averiguar questões viárias

quinta-feira, 31 Outubro, 2019 - 19:45
Integrantes da Comissão estão sentados à Mesa apreciando a pauta da reunião; atrás, de pé, uma assessora segura uma pasta de papéis

Foto: Heldner Costa/CMBH

Responsável pela análise de proposições, debate de questões referentes ao transporte público e à mobilidade urbana, e pela fiscalização de condições estruturais, circulação de veículos e pedestres, sinalização e segurança de vias públicas, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário aprovou nesta quarta-feira (31/10) a realização de uma audiência pública para reunir os órgãos competentes, trabalhadores e usuários para debater a integração entre o metrô e as linhas de ônibus do Transporte Suplementar, além de valores de tarifas e trajetos dos coletivos. Dez visitas técnicas para averiguar de perto e ouvir demandas e sugestões de moradores sobre problemas pontuais em vias públicas de diversas regionais também foram aprovadas na reunião.

A audiência pública, requerida pelo presidente da comissão, Wesley Autoescola (PRP), e os vereadores Jair Di Gregório (PP) e Professor Juliano Lopes (PTC), foi agendada para o dia 12 de dezembro, às 10h, no Plenário Helvécio Arantes da Câmara Municipal.

Circulação e segurança

Por solicitação de Edmar Branco (Avante), a Comissão comparecerá no dia 12 de novembro à Rodovia MG-05, próximo ao nº 318, no Bairro Goiânia, Região Nordeste de BH. Em sua justificativa, o autor aponta a necessidade de conferir de perto as condições de acessibilidade e segurança para os muitos pedestres que circulam no local, em razão do grande número de moradias e comércios localizados às margens da rodovia. O encontro dos participantes será às 9h, na esquina da MG-05 com a Rua Aracy de Almeida.

Problemas viários em três bairros da Região da Pampulha serão verificados a pedido de Nely Aquino (PRTB): no Viaduto Lúcia Casasanta, no Bairro São João Batista (12 de novembro, às 10h30); na Rua Canárias, no Bairro Santa Amélia (dia 22 de novembro, às 11h); e na Av. Ministro Oliveira Salazar, no Santa Mônica (dia 28, às 10h30). Nas Regionais Barreiro, Leste e Noroeste, a pedido do presidente Wesley Autoescola (PRP), serão verificadas reclamações de moradores das Ruas Professora Dirce Maria, no Bairro Petrópolis (08/11, às 10h); Joaquim Zenir Leite, no Bairro Paraíso (12/11, às 10h); e da Praça do Peixe, no Bairro Bonfim (19/11, também às 10h).

Drenagem e mobilidade

A possibilidade de implantação de sistema de microdrenagem na Rua Perdizes, no Bairro Caiçara, e de sinalização semafórica na Av. Raul Mourão Guimarães, no Bairro Palmeiras, serão verificadas respectivamente nos dias 7 e 13 de novembro, às 10h, por solicitação de Jair Di Gregório (PP). Outro requerimento aprovado, de autoria de Irlan Melo, determina uma visita da Comissão à Rua Maria Silva Gomes, no Bairro Tirol, onde a população solicita a implantação de uma linha de ônibus. O encontro entre poder público e comunidade será no dia 21 de novembro, às 14h.

A audiência pública e as visitas técnicas deverão contar com a participação de representantes de órgãos e entidades pertinentes e poderão ser acompanhadas por qualquer cidadão interessado.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

36ª Reunião – Ordinária -  Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário