MEIO AMBIENTE

Workshop sobre energia solar será realizado na Câmara nesta sexta-feira

“A Revolução da Energia Solar” tratará de temas como novas tecnologias energéticas, cidades inteligentes e modelos de negócios em geração de energia

quinta-feira, 12 Setembro, 2019 - 16:00
Câmara promove workshop sobre energia solar na próxima sexta-feira (13/9)

Foto: Pixabay

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), quase todas as fontes de energia são formas indiretas de energia solar. Além disso, a radiação solar pode ser utilizada diretamente como fonte de energia térmica, para aquecimento de fluidos e ambientes e para geração de potência mecânica ou elétrica. Pode, ainda, ser convertida diretamente em energia elétrica, por meio de efeitos sobre determinados materiais.  Entretanto, apesar de grande expansão e das vantagens, a energia solar ainda tem pequena presença na matriz elétrica do Brasil. Atualmente, a fonte responde por 1% da capacidade instalada no país. Para discutir a importância da energia solar, seu potencial, tecnologias e modelos de negócios, dentre outras questões, será realizado na Câmara Municipal, nesta sexta-feira (13/9), o workshop “A Revolução da Energia Solar”, das 14h às 17h, no Plenário Camil Caram.  

“Vamos abordar a energia fotovoltaica [produzida por painéis que recebem energia do sol e convertem em energia elétrica] no contexto do Brasil, novas tecnologias envolvendo energia solar, o futuro das cidades em relação à energia e modelos de negócio e geração distribuída, trazendo ao público geral várias informações que são de difícil acesso”, explicou o palestrante e organizador do workshop, Urbano Almeida.

O encontro será composto de quatro palestras: “Novas Tecnologias Energéticas”, com o cientista da computação e analista de sistemas Urbano Almeida; “Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis”, proferida pelo mestre em Energia Solar Alexandre Heringer Lisboa; “Modelos de Negócios em Geração Distribuída”, abordada pela diretora jurídica da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Marina Meyer Falcão; e “A Energia Solar no Brasil”, com o pós-graduado em Energia pela Unicamp e Finanças pelo Insead (European Institute of Business Administration), Agostinho Faria Cardoso.

Superintendência de Comunicação Institucional