Em visita, PBH se comprometeu a revitalizar espaço de lazer no Minas Caixa
Foi recomendada a retirada de uma pista de bocha, que pode ser transformada em pista de caminhada para atender a comunidade
Foto: Sidney Lopes/ CMBH
Um espaço abandonado onde funcionava uma área de lazer, com campo de futebol e basquete e uma pista de bocha, estaria servindo de abrigo para assaltantes e usuários de drogas e sendo utilizado para o descarte de lixo. A situação foi denunciada por moradores do Bairro Minas Caixa e verificada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, em visita técnica, nesta sexta-feira (23/8), à Rua Padre Adolfo Colpi, esquina de Rua Wilson Abrão (região de Venda Nova). A Prefeitura informou que será efetivada a revitalização do espaço, incluindo a transformação da pista de bocha em pista de caminhada. A Comissão propôs uma reunião com a Prefeitura e grupos de funk, que realizam eventos no local, a fim de solicitar a sua colaboração quanto à manutenção da praça.
Segundo os moradores, em 2014, a área passou por revitalizações, mas, desde então, estaria sofrendo depredações, o que afastou os frequentadores.
Após percorrer o espaço e avaliar suas condições, Rosemar Cosenzo Géa, assessor do secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, disse que a praça precisa ser revitalizada, com a retirada da pista de bocha, que pode ser transformada em pista de caminhada. Devem ser consertados os alambrados e renovada a pintura da quadra, com melhoria do paisagismo. O sistema de drenagem também encontra-se danificado, ocasionando buracos no piso da quadra, e a iluminação tem que ser revista. Solicitou-se, ainda, a ronda da Guarda Civil Municipal, para garantir a segurança dos frequentadores, e que seja feito um abaixo-assinado para oficialização da demanda, salientando-se que as intervenções seriam de baixo custo.
Sugestões apresentadas
A Comissão informou que todas as solicitações relativas à revitalização da praça serão encaminhadas, por meio de ofício, à PBH. Na oportunidade, a presidenta da Câmara Municipal, vereadora Nely Aquino (PRTB), que requereu a visita, propôs que seja agendada reunião, com a participação da Prefeitura e grupos de funk que realizam encontros no espaço, a fim de informá-los sobre as alterações planejadas e pedir sua colaboração quanto ao zelo e manutenção do espaço.
Também estiveram presentes o coordenador da Regional Venda Nova, Humberto Abreu, o gerente da Gerência de Manutenção de Infraestrutura Urbana da Regional Venda Nova / Sudecap, Rodrigo Morais, e representantes da Guarda Municipal.
Superintendência de Comunicação Institucional