SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Em visita técnica, BHTrans garante alteração de sentido na Av. Baleares até setembro

Para aumentar a segurança da via, localizada em Venda Nova, o fluxo em um trecho passará a ser de mão única e sinalização será aprimorada

terça-feira, 16 Julho, 2019 - 14:15

Foto: Bernardo Dias / CMBH

Mudanças no fluxo viário de trecho da Avenida Baleares próximo à Avenida Salamanca, no Bairro Jardim Europa, na Região de Venda Nova, e implantação de sinalização horizontal e vertical em pontos estratégicos foram decisões tomadas, na manhã desta terça-feira (16/7), durante visita técnica realizada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, por solicitação da presidenta da Câmara de BH, vereadora Nely Aquino (PRTB). A atividade também contou com a presença de representantes da BHTrans, da Coordenadoria de Atendimento Regional Venda Nova e de moradores da região.

De acordo com a vereadora, que acolheu a demanda da comunidade por melhorias na segurança das vias, o intenso fluxo de veículos no local e a ocorrência de vários acidentes no cruzamento das avenidas, muitos deles com vítimas fatais, fazem com que seja urgente uma intervenção no trânsito. “Aqui o problema é visível. Todos os guarda-corpos de frente da Avenida Salamanca foram derrubados pelos constantes acidentes”, contou.

Para os moradores da região, além da necessidade de reforço na sinalização existente e de alterações no sentido da via em determinado trecho, é importante que haja fiscalização dos órgãos competentes, pois outro motivo das inúmeras colisões no local deve-se ao desrespeito dos motoristas às orientações das placas existentes. Apesar de ser proibido o fluxo de veículos de grande porte na descida da Avenida Salamanca, muitos ignoram a sinalização da via, trazendo riscos aos motoristas e pedestres que trafegam pela área, o que pôde ser confirmado durante a visita.

Segundo os representantes da BHTrans que participaram da atividade parlamentar, Rodrigo Sandro dos Anjos e Marcos Vinícius Silva, há a possibilidade de atendimento das demandas solicitadas até o próximo mês de setembro. Para isso, será elaborado um projeto que inclui a implantação de mão única, no sentido bairro, na Avenida Baleares, desde a Avenida Vilarinho até a Rua Lucerna; a correção de geometria no encontro das Avenidas Baleares e Vilarinho; e a instalação de redutor de velocidade na Av. Baleares entre as Ruas Bruxelas e Lucerna. Ainda será implantada sinalização de segurança e indicativa. De acordo com o coordenador de Atendimento Regional Venda Nova, Humberto Pereira de Abreu Junior, os guarda-corpos que foram derrubados neste trecho da Avenida Baleares também serão reconstruídos ou recolocados.

Visita técnica para verificar a situação da sinalização implantada na Avenida Salamanca com Avenida Baleares - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário