TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Comissão vai averiguar problemas de trânsito em diversos pontos da cidade

Quatro solicitações de visitas técnicas e uma de adiamento foram acolhidas; local da audiência sobre serviço de táxi foi alterado

quinta-feira, 25 Julho, 2019 - 20:30
Três integrantes participam da 23ª reunião ordinária da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, no dia 25 de outubro de 2018

Foto: Heldner Costa/CMBH

Fluxo de trânsito incompatível com a segurança de pedestres, permissão de estacionamento e recapeamento de via em quatro bairros da capital, situados nas Regiões do Barreiro, Venda Nova, Norte e Nordeste da capital, motivaram a aprovação, nesta quinta-feira (25/7) de mais quatro visitas técnicas da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário. Verificação problemas gerados pela alteração do acesso de moradores após obras na MG-20 teve a data adiada, e a audiência pública que discutirá as possibilidades de desburocratização da atividade dos motoristas de táxi foi transferida para um espaço maior, permitindo a participação de mais interessados. PL que prevê a instalação de temporizadores em semáforos obteve parecer favorável.

Atendendo pedido de Gabriel (PHS), que assina o requerimento juntamente com o colega Preto (DEM), a audiência pública que abordará a desburocratização do serviço de Transporte Público Individual de Passageiros, prestado pelos taxistas, foi transferida do Plenário Helvécio Arantes para o Hall da Presidência da Câmara, que dispõe de mais espaço e capacidade de público. O encontro, que visa à abertura do diálogo entre a Câmara, a Prefeitura, concessionários e sindicatos de motoristas de táxi sobre a necessidade de rever alguns pontos da regulamentação do serviço e reduzir as exigências “exacerbadas” da BHTrans”, manteve a data e o horário, e continua marcada para o dia 7 de agosto, às 10h.

Ribeiro de Abreu e Vila Biquinhas

Assinados por Edmar Branco (Avante), foram acolhidos dois requerimentos de visitas técnicas, ambas na Regional Norte. Na próxima segunda-feira, dia 1º de agosto, a comissão vai verificar as condições da via de acesso ao Bairro Ribeiro de Abreu/Casas Populares, na Região Nordeste de BH, que foi alterada após as obras na MG-20 e, segundo moradores, vem causando sérios transtornos à comunidade. A fiscalização terá início às 9h, na Rua Monte Horebe, esquina com Monte Ararat, e deverá ser acompanhada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG).

No dia 9 de agosto, os vereadores comparecerão à Rua dos Beneditinos, entre Cel. Castro e Cel. Fortes, no Bairro Vila Biquinhas, para averiguar in loco a situação do trânsito, onde um fluxo intenso de veículos representa um risco constante para os estudantes de uma escola próxima e os demais usuários da via. Na oportunidade, será verificada a adequação da estrutura para suportar a grande circulação de pessoas e a possibilidade de implantação de mão única no referido trecho. O ponto de encontro de vereadores e BHTrans será na Rua dos Beneditinos, esquina com a Rua Cel. Castro.

As Coordenadorias de Administração Regional Municipal Nordeste e Norte, das quais os bairros fazem parte, também foram convidadas para acompanhar as vistorias, que serão abertas à participação de lideranças comunitárias e de qualquer cidadão interessado.

São João Batista e Tirol

Foram agendadas ainda outras duas visitas técnicas requeridas pelo integrante da comissão Jair Di Gregório (PP). No dia 14 de agosto, a partir das 10h, a comissão comparecerá à Rua Elce Ribeiro, na altura do número 220, Bairro São João Batista, para apurar junto à BHTrans e à Coordenadoria da Regional Venda Nova a possibilidade da retirada de placas de “Proibido estacionar”, reivindicada por usuários da via. No dia 20, no mesmo horário, serão averiguadas as obras de recapeamento da Av. Bráulio Gomes Nogueira, próximo ao número 136, no Bairro Tirol. Para acompanhar a visita, serão convidados o secretário Municipal de Obras e Infraestrutura e o coordenador da Regional Barreiro.

Visita à Rua Marfim é adiada

Irlan Melo (PR) solicitou o adiamento da visita à Rua Marfim, altura do nº 880, Bairro Pindorama, que vai apurar reclamações sobre a segurança do trânsito no local, próximo uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), e averiguar junto à BHTrans e à Administração Regional Nordeste a possibilidade de instalação de um quebra-molas, sugerida pela comunidade. Na ocasião, será solicitada ainda a realização de estudos para avaliar a alteração do itinerário da linha S54 para atender melhor os moradores do Pindorama e do vizinho Coqueiros, situados na Região Noroeste. Segundo o requerente, a data prevista anteriormente – 15 de agosto – coincide com feriado municipal, inviabilizando a realização da atividade.

Temporizadores nos semáforos

Único projeto de lei na pauta da reunião desta quarta-feira, recebeu parecer pela aprovação o PL 776/19, de Jair Di Gregório (PP), que estabelece normas e regras para instalação de temporizadores em semáforos da cidade. O texto determina que os equipamentos danificados e os que vierem a ser instalados na cidade após a entrada em vigor da lei sejam substituídos por modelos que indiquem, em contagem regressiva, o tempo que para sua abertura e fechamento. O modelo do dispositivo, abertura de licitações e outros detalhes deverão ser regulamentados em um prazo de 90 dias pelo Executivo, baseado em pareceres dos órgãos competentes.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

23ª Reunião - Ordinária -  Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário