AUDIÊNCIA PÚBLICA

Projeto da Prefeitura para a Av. Vilarinho será debatido na comissão especial

Vereadores criticaram as medidas anunciadas que, segundo eles, não irão solucionar as causas do problema 

sexta-feira, 8 Março, 2019 - 15:30
Enchentes são recorrentes na Av. Vilarinho, situada na Regional Venda Nova, nos períodos chuvosos

Foto: Mayara Deslandes/Corpo de Bombeiros/Divulgação

Constituída para analisar os frequentes na Av. Vilarinho, em Venda Nova, propor, acompanhar e fiscalizar medidas de enfrentamento e futuras obras no local, a Comissão Especial de Estudo - Enchentes da Avenida Vilarinho realizará audiência pública nesta segunda-feira (11/3) para discutir o projeto apresentado recentemente pela PBH para prevenir essas ocorrências. Na avaliação da comissão, as intervenções não atacam as causas das enchentes e podem transferir o problema para outros pontos da cidade. Para o debate, que terá início às 13h, no Plenário JK, são aguardados representantes do poder público, especialistas e moradores.

Principal artéria da Região de Venda Nova, a Av. Vilarinho enfrenta alagamentos e enchentes todos os anos no período de chuvas, que causam prejuízos e transtornos para moradores e transeuntes. Em novembro do ano passado, após um forte temporal, a enxurrada arrastou carros, invadiu comércios e resultou na morte de três pessoas.  Recentemente, a Prefeitura de BH anunciou a realização de intervenções no local, a serem realizadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).  A comissão, no entanto,  questiona a pertinência da solução proposta – a construção de galerias para o escoamento das águas –, que poderá transferir o problema para outros bairros.

Na sexta-feira seguinte à audiência, está prevista a realização de uma visita técnica ao local para verificar as atuais condições dos córregos e as intervenções já realizadas pela PBH. Presidida pelo Dr. Nilton (Pros), a comissão especial é integrada ainda pelos vereadores Fernando Borja (Avante), Jorge Santos (PRB), Eduardo da Ambulância (Pode) e Cláudio Duarte (PSL).

Convidados

Para participar do debate, são aguardadas a Coordenadoria de Atendimento Regional Venda Nova; a- Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap); a  Gerência Operacional da Defesa Civil – e a Gerência de Infraestrutura de Venda Nova. Representando a sociedade civil, foram convidados os presidentes do subcomitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e do Movimento Eu Vilarinho, além de representantes do Instituto Guaicuy - SOS Rio das Velhas. O encontro é aberto à participação de qualquer cidadão interessado.

Superintendência de Comunicação Institucional