Projeto da Prefeitura para a Av. Vilarinho será debatido na comissão especial
Vereadores criticaram as medidas anunciadas que, segundo eles, não irão solucionar as causas do problema

Constituída para analisar os frequentes na Av. Vilarinho, em Venda Nova, propor, acompanhar e fiscalizar medidas de enfrentamento e futuras obras no local, a Comissão Especial de Estudo - Enchentes da Avenida Vilarinho realizará audiência pública nesta segunda-feira (11/3) para discutir o projeto apresentado recentemente pela PBH para prevenir essas ocorrências. Na avaliação da comissão, as intervenções não atacam as causas das enchentes e podem transferir o problema para outros pontos da cidade. Para o debate, que terá início às 13h, no Plenário JK, são aguardados representantes do poder público, especialistas e moradores.
Principal artéria da Região de Venda Nova, a Av. Vilarinho enfrenta alagamentos e enchentes todos os anos no período de chuvas, que causam prejuízos e transtornos para moradores e transeuntes. Em novembro do ano passado, após um forte temporal, a enxurrada arrastou carros, invadiu comércios e resultou na morte de três pessoas. Recentemente, a Prefeitura de BH anunciou a realização de intervenções no local, a serem realizadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). A comissão, no entanto, questiona a pertinência da solução proposta – a construção de galerias para o escoamento das águas –, que poderá transferir o problema para outros bairros.
Na sexta-feira seguinte à audiência, está prevista a realização de uma visita técnica ao local para verificar as atuais condições dos córregos e as intervenções já realizadas pela PBH. Presidida pelo Dr. Nilton (Pros), a comissão especial é integrada ainda pelos vereadores Fernando Borja (Avante), Jorge Santos (PRB), Eduardo da Ambulância (Pode) e Cláudio Duarte (PSL).
Convidados
Para participar do debate, são aguardadas a Coordenadoria de Atendimento Regional Venda Nova; a- Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap); a Gerência Operacional da Defesa Civil – e a Gerência de Infraestrutura de Venda Nova. Representando a sociedade civil, foram convidados os presidentes do subcomitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e do Movimento Eu Vilarinho, além de representantes do Instituto Guaicuy - SOS Rio das Velhas. O encontro é aberto à participação de qualquer cidadão interessado.
Superintendência de Comunicação Institucional