AUDIÊNCA PÚBLICA

Acidente com ônibus da linha 305 volta à pauta na Comissão de Transporte

Objetivo do encontro é obter informações sobre o andamento do inquérito e o pagamento de indenizações às famílias das vítimas

quarta-feira, 20 Março, 2019 - 19:15

Foto: Divulgação/CMBH

Os desdobramentos do acidente ocorrido com o ônibus da linha 305, que resultou em cinco óbitos e 16 passageiros feridos no dia 13 de fevereiro do ano passado, serão debatidos na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transportes e Sistema Viário nesta quinta-feira (21/3). O objetivo do encontro, segundo o requerente, é obter informações sobre o andamento do inquérito e a situação atual das famílias das vítimas, que em audiência anterior afirmaram não ter recebido nenhum auxílio ou indenização por parte da concessionária da linha. A reunião terá início às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes, e deverá contar com a participação das entidades e empresas envolvidas, além de advogados e familiares dos atingidos.

Antes da votação, o vice-presidente da comissão e signatário do requerimento, Jair Di Gregório (PP), relatou a visita feita por ele e seus assessores à viúva do motorista do veículo acidentado, Márcio de Carvalho, a qual descartou de forma peremptória a possibilidade de que o condutor tenha se suicidado, conforme chegou a ser aventado na ocasião. Além disso, segundo o parlamentar, relatos de sobreviventes apontam que o motorista gritou e alertou os passageiros sobre a falha dos freios na descida de uma ladeira e virou a direção do ônibus para não atingir um barranco, o que causaria uma tragédia ainda pior.

De acordo com Di Gregório, a viúva informou que a empresa responsável pela linha custeou apenas o sepultamento do marido, não fornecendo nenhum outro tipo de auxílio; a mesma omissão foi denunciada por familiares de outras vítimas do acidente. Por essas razões, ele defendeu a obrigação dos vereadores de cobrar posicionamentos do Ministério Público, da BHTrans e da concessionária TransOeste, que não estaria realizando a devida manutenção nos veículos da frota. Em sua denúncia, ele citou o uso de pneus carecas, freios com problemas e ocorrência de panes mecânicas durante algumas viagens.

Na ocasião, o vice-presidente sugeriu ainda o encaminhamento de uma Indicação à Prefeitura e à BHTrans solicitando a fiscalização rigorosa dos coletivos enquanto estão circulando ou nas estações, sem aviso prévio, e não quando estão parados nas garagens, evitando que pneus novos sejam colocados apenas na hora da vistoria, sendo destrocados em seguida.

Participantes

O presidente da comissão, Wesley Autoescola (PHS), lembrou que o acidente da linha 305 motivou a realização de uma audiência pública no dia 8 março de 2018, menos de um mês após a tragédia, à qual o Setra-BH e a empresa TransOeste  não enviaram representantes. Para justificar a ausência, as entidades alegaram que não iriam se posicionar antes da conclusão do inquérito. Afirmando a pertinência da nova reunião, ele reforçou a necessidade de obter informações sobre o andamento da investigação e a concessão das indenizações às vítimas.

Para prestar esclarecimentos aos vereadores, foram convidados os presidentes da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) e do Sindicato (Setra-BH) e representantes da Delegacia Especializada de Acidentes de Veículos da Polícia Civil de Minas Gerais e da Empresa de Ônibus TransOeste, além de advogados e familiares das vítimas do acidente.