TRANSPORTE

Vereadores vão fiscalizar veículos que atendem as linhas 304 e 305 no Barreiro

Diligência enviada à BHTrans busca apurar denúncias sobre piora do estado de conservação dos ônibus

quinta-feira, 20 Dezembro, 2018 - 19:15
parlamentares compõem mesa de reunião

Foto: Abraão Bruck/ CMBH

Passados dez meses do grave acidente com um ônibus da linha 305 (Estação Diamante - Mangueiras), que resultou na morte de cinco pessoas e deixou outras 18 feridas, a população do Barreiro segue denunciando a situação de insegurança vivida pelos usuários do transporte coletivo na capital. Conforme relatos apresentados, a concessionária Transoeste Ltda. estaria substituindo os ônibus mais novos de sua frota por veículos velhos e em pior estado de conservação. O tema esteve em pauta na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, em reunião ordinária na tarde desta quinta-feira (20/12), quando foi aprovado envio de pedido de informações à BHTrans, a fim de apurar a situação. O colegiado aprovou também a realização de visitas técnicas aos bairros Caiçara e Padre Eustáquio para verificar condições de trânsito.

Autor do requerimento para o pedido de informações, o vereador Wesley Autoescola (PRP) conta que os usuários estão preocupados com a segurança nos veículos das linhas 305 e 304 (Estação Diamante - Jatobá IV), relatando a ocorrência de problemas nos freios, em diferentes situações, que obrigaram o motorista a realizar manobras para evitar uma nova tragédia. Nesse contexto, o documento solicita à BHTrans a identificação dos ônibus que servem às duas linhas, a idade dos veículos, as datas das vistorias já realizadas e os seus resultados.

Visitas técnicas

Por solicitação do vereador Carlos Henrique (PMN), a comissão deve realizar duas visitas técnicas, já no início do próximo ano, para verificar as condições de tráfego em bairros da ragião Noroeste. No dia 13 de fevereiro, a partir das 10h, o colegiado deve verificar a Rua Antônio José de Carvalho, esquina com a Rua dos Mouros, no Caiçara, motivado por inúmeras reclamações de moradores sobre o trânsito e estacionamento irregular na área. Já no dia 14 de fevereiro, os parlamentares vão visitar trecho da Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, próximo ao número 2.700, no Bairro Padre Eustáquio, a fim de verificar problemas de mobilidade na região.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

44ª Reunião Ordinária -  Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário